metropoles.com

Experts dizem que príncipe Andrew comprou vítima para salvar a realeza

O pacto entre Andrew e Virginia Giuffre pegou de surpresa imprensa, súditos e os experts em realeza. Ela acusava o príncipe de abuso sexual

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Chris Jackson/WPA Pool/Getty Images
Homem de terno e com broches na lateral da roupa
1 de 1 Homem de terno e com broches na lateral da roupa - Foto: Chris Jackson/WPA Pool/Getty Images

Com a notícia do acordo entre o príncipe Andrew e Virginia Giuffre, a mídia especula que o filho da rainha Elizabeth decidiu “comprar a vítima”. Por diversas vezes, em entrevistas, ela acusou o duque de York de abuso sexual. Na manchete, o The Sun publicou que o integrante da dinastia Windsor optou por desembolsar uma grande quantia a fim de “evitar a vergonha de ser arrastado ao tribunal por processo de estupro”.

Em agosto, a vítima decidiu recorrer à Justiça norte-americana e processar Andrew. O filho da rainha tentou encerrar a ação ao dizer que Virginia não morava nos Estados Unidos, mas sim na Austrália. Diante do pedido do príncipe, o juiz norte-americano Lewis Kaplan optou por dar seguimento à acusação de abuso sexual em janeiro.

5 imagens
O príncipe está afastado da família real após a acusação de abuso sexual
Philip e Elizabeth com os filhos, Anne, Andrew e Charles, o primogênito
Ela foi casada com o Príncipe Andrew, considerado o filho favorito da rainha Elizabeth
Eugenie e Beatrice são filhas de Sarah Ferguson e do príncipe Andrew
1 de 5

A acusação contra o príncipe Andrew é um dos maiores escândalos da realeza britânica

Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images
2 de 5

O príncipe está afastado da família real após a acusação de abuso sexual

Alan Crowhurst/Getty Images for The Patron's Lunch
3 de 5

Philip e Elizabeth com os filhos, Anne, Andrew e Charles, o primogênito

Keystone/Getty Images
4 de 5

Ela foi casada com o Príncipe Andrew, considerado o filho favorito da rainha Elizabeth

Max Mumby/Indigo/Getty Images
5 de 5

Eugenie e Beatrice são filhas de Sarah Ferguson e do príncipe Andrew

Mark Cuthbert/UK Press via Getty Images

De acordo com a imprensa, o filho da rainha estava prestes a enfrentar um interrogatório de dois dias em Londres. Os representantes do duque de York queriam levar o caso a júri popular. “Negando repetida e veementemente todas as acusações contra ele, Andrew parecia pronto para levar o caso ao tribunal nos Estados Unidos”, escreveu o The Sun em um artigo.

O pacto “pegou de surpresa” imprensa, súditos e os especialistas em realeza. Virginia havia resistido firmar um acordo, preferindo levar o caso aos tribunais, salientou o tabloide Express. O portal procurou especialistas reais para ter uma média de quanto Andrew pagará à Virginia. À frente de um escritório de advocacia, Nick Goldstone bate na tecla de que o montante atingiu “vários milhões” e “facilmente dois dígitos”.

Príncipe Andrew
O pacto financeiro “pegou de surpresa” imprensa, súditos e os especialistas em realeza

Segundo Penny Junor, expert em questões da dinastia Windsor, o tratado entre as partes “provavelmente atua como um grande alívio” para o restante da família real. “Ir a julgamento poderia ser muito, muito desagradável. Seria embaraçoso, humilhante e teria sido uma grande contribuição para a imprensa tabloide”, frisou a comentarista.

Carta

Na carta remetida a Kaplan, os advogados representantes alegaram que vão pedir o arquivamento do processo em um mês. As partes também querem que o juiz suspenda todos os prazos e encerre a ação. Conforme publicou o The Sun, o acordo extrajudicial atingiu o valor de 14 milhões de libras, o equivalente a R$ 98,19 milhões.

Príncipe Andrew, rainha Elizabeth e príncipe Philip
Príncipe Andrew ao lado dos pais, Elizabeth e Philip

A quantia será revertida para a instituição de caridade de Virginia Giuffre. Na carta enviada ao juiz, consta a mensagem que Andrew “nunca teve a intenção de difamar o caráter de Giuffre” e reconheceu que ela “sofreu tanto como vítima estabelecida de abuso quanto como resultado de ataques públicos injustos”. Ele também demonstrou estar arrependido de ter se associado a Epstein e Maxwell, comandantes do esquema.

Fotografia

Uma das provas de Virginia contra Andrew era uma fotografia. No registro, o príncipe abraçava a jovem de 17 anos pela cintura. Ao fundo do clique, estava Ghislaine Maxwell. Uma fonte próxima à vítima contou que ela perdeu a imagem original durante a mudança dos Estados Unidos para a Austrália. A notícia do extravio do documento chegou a ser publicada antes do “acordo surpresa”.

“Uma reviravolta sensacional”, divulgou o The Sun em um artigo. Os advogados do duque de York exigiram ver a imagem a fim de comprovar a autenticidade. De acordo com o portal norte-americano The Daily Beast, os representantes da acusação sequer viram o registro. “A foto não está em posse de Virginia”, destacou um informante.

Principe Andrew, Virginia Giuffre e Ghislaine Maxwell
Uma das provas de Virginia Giuffre é a fotografia em que o príncipe Andrew a abraça. Aliciadora do esquema de Epstein, Ghislaine Maxwell surge ao fundo

História

Virginia Giuffre acusa Andrew desde 2011, mas só no ano passado que o caso de abuso sexual ganhou novas proporções. Ela foi uma das vítimas do esquema de exploração de Jeffrey Epstein e Ghislaine Maxwell, condenada por tráfico, aliciamento e abuso de mulheres em dezembro. Lançado em 2020, o método criminoso virou documentário da Netflix, intitulado de Poder e Perversão.

As alegações de Virginia estremeceram os pilares da família real. O duque de York chegou a deixar a vida pública em 2019. Após pressão de militares, a rainha Elizabeth optou por retirar os títulos e patrocínios do filho. Andrew está prestes a completar 62 anos. Ele faz aniversário neste sábado (19/2).

Príncipe Andrew e rainha Elizabeth
Príncipe Andrew e a mãe, a rainha Elizabeth

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?