metropoles.com

Experts citam 6 alimentos e bebidas que mais enfraquecem os ossos

Conforme as nutricionistas, alguns itens causam a desmineralização dos ossos. Saiba quais são para evitar ou moderar o consumo!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Moyo Studio/Getty Images
Mulher fazendo fisioterapia em homem que está deitado em maca - Metrópoles
1 de 1 Mulher fazendo fisioterapia em homem que está deitado em maca - Metrópoles - Foto: Moyo Studio/Getty Images

Os ossos são responsáveis por garantir a sustentação do corpo e a movimentação em conjunto com os músculos. Não são apenas o cérebro, coração, fígado, entre outros órgãos, que podem ser afetados pela ingestão de determinados alimentos, o esqueleto também fica prejudicado com o consumo de algumas comidas.

A coluna Claudia Meireles conversou com as nutricionistas Priscilla Dias, do Pará; e Letícia Gasparetto, de Brasília, para saber quais itens alimentícios contribuem para o enfraquecimento dos ossos. As duas especialistas concordaram ao cravar o refrigerante como o alimento mais danoso para a saúde óssea.

Foto colorida de três copos de vidro com Co-ca-Cola e gelo - Metrópoles
As nutricionistas elegeram o refrigerante como o alimento mais prejudicial para os ossos

De acordo com Letícia, as bebidas gaseificadas, especialmente as do tipo “cola”, trazem na composição ácido fosfórico, substância que tende a interferir na absorção do cálcio e levar à perda óssea. “Muitos refrigerantes substituem opções mais nutritivas, como leite e suco fortificado”, garante.

Priscilla acrescentou que tanto o ácido fosfórico quanto o açúcar adicionado presentes em refrigerantes podem aumentar a excreção de cálcio pela urina, o que compromete a saúde óssea.

Ainda conforme avaliação da nutricionista, o próximo alimento da lista são os ricos em sal, ou seja, sódio.

“O consumo excessivo de sal pode aumentar a excreção de cálcio pelos rins, reduzindo a disponibilidade desse mineral essencial para a estrutura óssea”, pontua Priscilla Dias.

Foto colorida - Pote de sal virado em cima de batatas fritas
O excesso de sal é prejudicial para saúde como um todo

Para Letícia Gasparetto, os alimentos com alta quantidade de açúcar são os próximos vilões da listagem: “Uma dieta rica em açúcar tende a influenciar na absorção de cálcio e magnésio, minerais fundamentais para os ossos”. Ela destaca que essas opções também costumam ser “pobres em nutrientes”.

Nutricionista que atende no Pará, Priscilla aborda que a cafeína, presente no café, chá preto e energéticos afetam a absorção de cálcio: “Pode interferir, especialmente se consumida em quantidades elevadas”.

No rol montado por Letícia, surgem, na terceira posição, as carnes processadas.

“Produtos como salsichas, bacon e presunto não são apenas fontes de alta quantidade de sal, mas também contém conservantes e aditivos que afetam negativamente a saúde óssea”, sustenta Letícia Gasparetto.

Foto de tábua com presunto, biscoito e azeitonas - Metrópoles
A nutricionista lista as carnes processadas como danosas à saúde óssea

O álcool encerra a listagem de ambas as nutricionistas. “O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode interferir no metabolismo do cálcio e na produção de vitamina D, essencial para a absorção adequada de cálcio”, explica Priscilla. Já Letícia esclarece que a alta ingestão também prejudica as células que “constroem os ossos”.

“O álcool em excesso também tende a levar a um estilo de vida pouco saudável, o que inclui má nutrição e menor atividade física, fatores que favorecem a perda de massa óssea”, frisa a nutricionista de Brasília. Priscilla Dias recomenda “moderar o consumo desses alimentos” a fim de evitar a desmineralização óssea e “promover a saúde ideal”.

Foto colorida de mulher com blusa e jaqueta vermelha. Ela está segurando um copo de chopp - Metrópoles
Bebidas alcoólicas apareceram na listagem de alimentos prejudiciais para os ossos

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?