Experts citam 3 alimentos com gorduras “ruins” para comer todo dia
As nutricionistas Mary Stewart e Lauren Harris-Pincus recomendam comer diariamente três alimentos fontes de gorduras saturadas. Saiba quais
atualizado
Compartilhar notícia
Na busca por emagrecer ou ter uma vida saudável, há quem decida cortar determinados alimentos da dieta. É o caso de opções fontes de gorduras. Todavia, esse macronutriente “desempenha vários papéis importantes no corpo”, conforme ressaltou a nutricionista Lauren Harris-Pincus em entrevista ao portal EatingWell.
Enquanto algumas pessoas veem a gordura como um inimigo da saúde, a especialista destacou que o macronutriente ajuda o corpo a absorver as vitaminas A, D, E e K, além de auxiliar na produção de hormônios e aumentar a capacidade intelectual. “O cérebro contém 60% de gordura, portanto o consumo é importante para a cognição e a memória”, disse.
Gorduras
De acordo com a nutricionista Mary Stewart, “a gordura confere sabor e plenitude às refeições”. Ela salientou sobre maximizar os benefícios da substância para a saúde ao escolher a quantidade ideal e os tipos certos. “O consumo do macronutriente saudável está ligado à redução crônica, à saúde do cérebro e cardiovascular”, enfatizou.
Entre as classificações de gorduras, existem a saturada, a insaturada e a trans. As nutricionistas aconselharam consumir alimentos fontes da saturada por serem “uma bênção para o corpo”, enquanto itens ricos com o terceiro tipo devem ser evitados a todo custo devido a relação com o aumento do risco de doenças crônicas.
A respeito das gorduras saturadas — descritas como “ruins” —, as experts recomendaram não evitar ao máximo alimentos fontes desse tipo do macronutriente. “Na verdade, é uma parte importante da saúde a nível celular”, comentou Mary Stewart.
Alimentos
Ao EatingWell, elas listaram três alimentos que trazem na composição gorduras saturadas. Confira!
1. Ovos inteiros
Quem cortou o ovo do plano alimentar por conta do teor de gordura, as especialistas sugeriram comê-lo sem jogar a gema fora. “Essa combinação vencedora — clara e gema — apoiará a saúde imunológica, do cérebro e combaterá doenças inflamatórias”, defendeu Mary.
Já Lauren Harris-Pincus orientou ingerir um ovo por dia. O alimento dispõe de vitaminas e minerais, a exemplo da colina, importante para o cérebro. Ferro e zinco são outros nutrientes presentes na opção.
2. Produtos lácteos integrais
Segundo Lauren, os indivíduos que não enfrentam problemas resultantes da má absorção de lactose devem recorrer aos benefícios dos laticínios por terem um “perfil nutricional único”. “O leite integral é uma ótima fonte de proteína e oferece uma variedade de vitaminas e minerais, como cálcio, potássio, magnésio e vitamina B12”, explicou.
Um estudo publicado pela The American Journal of Clinical Nutrition verificou que os homens que ingeriram mais gorduras saturadas provenientes de laticínios tiveram menor risco de doenças cardíacas e triglicerídeos mais baixos do que quem não consumiu itens à base de leite.
As nutricionistas instruíram comer diariamente três porções de laticínios, no caso, uma xícara de iogurte, kefir ou leite. E também 40 gramas de queijo. Elas propuseram misturar os alimentos e, ao adquiri-los, optar por itens com baixo teor ou sem gordura.
3. Manteiga
Mary Stewart alegou que existe hora e lugar certo para adicionar a manteiga, por exemplo, alimentos assados. A expert esclareceu que o produto oferece “11% a 13% do valor diário de vitamina A em apenas uma colher de sopa”. “Esse micronutriente apoia o nosso sistema imunológico e a saúde ocular”, sustentou.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.