metropoles.com

Expert revela se ficar sentado longas horas deixa o bumbum “quadrado”

A coluna conversou com um especialista para entender se ficar sentado por longas horas tem impactos negativos na saúde do bumbum

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
FOTO COLORIDA - mulher sentada na mesa de escritório
1 de 1 FOTO COLORIDA - mulher sentada na mesa de escritório - Foto: Getty Images

Sabe quando estamos sentados por muito tempo e a sensação é de que o bumbum ficou “quadrado”? Para aqueles que passam longas horas em cadeiras de escritório, essa expressão pode parecer uma realidade desconfortável e até preocupante. Afinal, o tempo sentado pode, de fato, afetar a aparência e a força dos glúteos? A coluna Claudia Meireles conversou com um especialista para entender melhor o fenômeno e os impactos para a saúde.

De acordo com a fisioterapeuta Gardenia Feliciano, especialista em dermatofuncional e saúde do trabalho, passar muitas horas sentado pode, sim, ter efeitos negativos sobre os músculos dos glúteos.

“Trabalhar por muitas horas sentado promove a compressão dos músculos da região glútea, reduzindo a circulação sanguínea local, o aporte de nutrientes e, consequentemente, diminuindo a ativação desta musculatura” explica Gardenia Feliciano.

Foto colorida - mulher de costas usando calça jeans
Ficar sentado por muito tempo somado à falta de atividade física é o que mais favorece a aparência de um bumbum quadrado

A expert alerta, ainda, que ficar sentado por muito tempo somado à falta de atividade física é o que mais favorece a aparência de um bumbum quadrado.

“Quando não há um trabalho muscular ativo nos glúteos e o indivíduo já tem uma genética propícia para ter menor massa muscular nesta área, conseguimos observar uma perda de músculos significativa”, revela Gardenia Feliciano.

Risco de ficar sentado por longas horas

FOTO COLORIDA - mulher em pé com dores nas costas
O glúteo desempenha uma função muito importante na estabilização do quadril e da coluna

Para além da preocupação estética, a fisioterapeuta destaca a importância de que as pessoas tenham maior entendimento sobre a função do músculo do glúteo para a boa manutenção da saúde do corpo todo.

“O glúteo desempenha uma função muito importante na estabilização do quadril e da coluna, além de ser fundamental para atividades do dia a dia, como caminhar, correr e subir escadas. Negligenciar o fortalecimento desta musculatura pode levar a desequilíbrios musculares, como também sobrecarregar outras áreas do corpo, principalmente os joelhos e as dores lombares”, alerta.

Segundo ela, a relação da postura enquanto as pessoas estiverem sentadas também é um diferencial para diminuir os impactos no bumbum.

“Sentar-se com a coluna ereta e os pés apoiados no chão minimiza o impacto nas regiões lombar e glútea, uma vez que o músculo é importante no processo de suporte do peso. Outra dica para evitar maiores desconfortos é usar uma almofada ortopédica para ajudar a aliviar a pressão na região dos glúteos”, explica.

Exercícios para manter o bumbum saudável

Foto colorida - pessoas se alongando no trabalho
A expert indica realizar alongamentos e pequenos intervalos para caminhar durante a jornada de trabalho

Gardenia Feliciano indica que os colaboradores tirem um tempinho longe das cadeiras.

“Nesses casos, é importante incorporar pausas regulares durante a jornada de trabalho. O ideal é realizar alongamentos e pequenos intervalos para caminhar, garantindo um maior estimulo da circulação sanguínea e uma diminuição dos riscos associados à compressão prolongada dos músculos”, explica.

Para manter a saúde muscular, a fisioterapeuta entende que a prática regular de exercícios voltados para os glúteos pode ser a melhor solução para fortalecer o músculo.

Agachamentos são, sem dúvida, os melhores exercícios para essa musculatura e podem ser executados no próprio ambiente de trabalho, especialmente quando os colaboradores têm acesso a um programa de ginástica laboral bem orientado por fisioterapeutas ou educadores físicos”, sugere Feliciano.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?