Expert revela os melhores óleos naturais para cada tipo de cabelo
Como cada tipo de cabelo tem necessidades específicas, especialista revelou qual é a melhor opções de óleos naturais para cada um; confira
atualizado
Compartilhar notícia
Óleos naturais extraídos de nozes, sementes e frutas podem restaurar cabelos ressecados, opacos e danificados. Além de fortalecer e melhorar o aspecto dos fios, os óleos são capazes de beneficiar o couro cabeludo e ajudar a eliminar a caspa.
De acordo com a dermatologista especialista em estética avançada Camilee Tostes, cada tipo de cabelo tem uma necessidade e existem óleos naturais que são mais benéficos para cada uma delas. Confira!
Melhores tipos de óleos naturais para cada cabelo
Normais
Camilee Tostes indica os óleos de semente de uva e de amêndoas doces para aqueles que têm cabelos normais e querem mantê-los hidratados e com brilho, mas sem pesar.
Secos
Já para aqueles que sofrem com os fios secos, os óleos de coco e de argan são os mais recomendados. “Possuem ácidos graxos que intensificam e proporcionam maior grau de hidratação, diminuindo a perda de umidade”, ressalta Camilee.
Oleosos
De acordo com a especialista, os cabelos oleosos são mais propensos à associação fúngica. Por isso, o óleo de melaleuca é uma boa opção, pois conta com propriedades antimicrobianas que ajudam a “evitar a caspa e, assim, controlar a dermatite seborreica”.
Com química
Para aqueles que sofrem com química e estão com as madeixas extremamente danificadas, o óleo de rosa mosqueta pode ajudar a regenerar os fios. Além disso, Camilee Tostes destaca que o óleo de oliva também pode deixá-los mais resistentes.
Cacheados e crespos
Já para os cabelos cacheados e crespos, a dermatologista diz que os óleos de abacate e macadâmia são boas opções por promoverem a hidratação e nutrição das madeixas.
Como aplicar óleos nos cabelos
A médica indica o uso dos séruns naturais como pré-shampoo – técnica também conhecida como umectação capilar. “Essa forma de usar é indicada principalmente para cabelos com pontas secas, pois ajuda a hidratar os fios antes da lavagem”, afirma.
Além disso, indica aplicar uma pequena quantidade nas pontas dos fios para obter um brilho leve e também utilizar com uma máscara de tratamento para potencializar a nutrição.
“Para a maioria dos tipos de cabelo, a aplicação de óleo capilar algumas vezes por semana é suficiente para obter os benefícios desejados sem sobrecarregar os fios. Se você tem cabelo muito seco ou danificado, pode precisar usar o óleo capilar diariamente”, destaca.
Para preservar o couro cabeludo, é importante priorizar sempre a aplicação apenas nas pontas. A dermatologista também salienta a necessidade de sempre aplicar uma pequena quantidade do óleo na parte interna do seu braço e esperar 24 horas para verificar se há alguma reação adversa.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram