metropoles.com

Expert revela 7 mitos e verdades que ninguém te conta sobre os cabelos

O cabeleireiro, tricologista e cosmetólogo Tharik Bonomo desmistifica de vez alguns mitos que envolvem cuidados com os cabelos. Confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels e Imagem cedida ao Metrópoles
Mulher loira de costas com árvores ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Mulher loira de costas com árvores ao fundo - Metrópoles - Foto: Pexels e Imagem cedida ao Metrópoles

Liso, cacheado, curto, longo, loiro, moreno… Quando o assunto são os cabelos, sabemos bem que existe uma variedade infinita de tipos capilares pelo mundo. Apesar das diferenças, ainda há muitas dúvidas a respeito do assunto, como: “Deve-se trocar o shampoo com frequência?” ou “É preciso cortar as pontas para fortalecer os fios?”. A fim de sanar, de vez, todos esses questionamentos, o cabeleireiro, tricologista e cosmetólogo Tharik Bonomo esclarece sete mitos e verdades que ninguém te conta.

Confira:

1 – Cabelos oleosos caem com mais frequência?

Verdade! Segundo o especialista, quando o couro cabeludo produz muita gordura e a pessoa não se livra dela, é notável que cairá mais cabelo. “Isso acontece porque o sebo (óleo) torna os fios mais ‘sujos’ e pode obstruir o folículo, o que influencia na queda”, explica ele.

mulher passando a mão no cabelo - Metrópoles
Cabelo oleoso cai com mais frequência

2 – As madeixas se acostumam com o shampoo e, por isso, é preciso trocar de produtos frequentemente?

Mito! Tharik assegura que as mechas não se acostumam com os produtos. Ele afirma que, ao longo do tratamento, as necessidades dos fios naquele período vão sendo supridas. “Supondo que se você tem o cabelo ressecado e usa uma máscara hidratante. É provável que ele não tenha mais a necessidade de ser hidratado e o próximo passo seja uma reconstrução dos fios, por exemplo”, exemplifica.

Logo, o ideal é escolher e trocar de produtos de acordo com o que a saúde dos fios necessita no momento.

3 – Água de piscina deixa os loiros verdes?

A princípio sim. Para o tricologista, o cobre e os metais, como ferro e manganês, estão presentes em grande parte das águas, incluindo a da torneira e a de poço. Quando o cloro é introduzido na piscina como um agente de limpeza, ele oxida os metais duros encontrados na água, abrangendo o cobre. Como as madeixas são porosas, essa ação faz com que elas fiquem com uma tonalidade esverdeada, conforme fala Tharik.

No entanto, há como evitar esse efeito, protegendo a região com um leave-in antes de entrar na piscina e lavando-a e enxaguando-a assim que sair da água.

Ainda, o expert sugere ir ao salão de beleza e pedir um seal coat ou um gloss coat, que selam muitas cutículas no cabelo. “Isso impedirá que o cobre se prenda aos fios e os torne verdes”, compartilha ele.

“Não entre na piscina com o cabelo seco para que o cloro e o cobre não fiquem presos com tanta força nos fios”

Tharik Bonomo

4 – Cabelos oleosos não devem ser lavados mais de uma vez ao dia

Verdade. De acordo com o profissional, lavar os cabelos oleosos com frequência pode provocar efeito “rebote”. Isso acontece porque o organismo sinaliza a falta de óleo no couro cabeludo e passa a produzir ainda mais. “Para minimizar o efeito da oleosidade, aposte na dupla água fria e shampoo”, dá a dica.

Mulher loira olhando para frente - Metrópoles
Cabelos oleosos não devem ser lavados mais de uma vez ao dia

5 – Escovar as madeixas quando estiverem molhadas faz o cabelo cair?

Mito. Tharik Bonomo comenta que os fios ficam mais elásticos quando molhados — e também têm maior tendência a quebrar. Nesse caso, a pessoa pode sentir que mais cabelo está caindo, quando, na verdade, está apenas quebrado. “Se o seu cabelo está em processo de queda, a escovagem reúne os fios que estão prestes a cair de qualquer maneira. Porém, escovar o cabelo molhado não é o que causa a queda”, garante ele.

6 – Raspar a cabeça faz os fios crescerem mais fortes?

Mito. O especialista aponta que raspar os fios não faz com que eles cresçam diferentes. Na concepção do tricologista, a sensação de crescimento mais rápido é uma reação natural do organismo. “Ele se esforça para voltar ao tamanho que tinha para “defender” o corpo do corte de cabelo, que é subentendido como uma agressão externa”, conta.

“Raspar os fios danificados poderá aparentar mudança na textura pelo fato de que aqueles que ainda vão crescer não apresentam as mesmas danificações. Porém a ‘força’ do cabelo permanece a mesma”, informa Tharik.

Barbeiros fazendo cortes em clientes em barbearia
Raspar os fios não faz com que eles cresçam diferentes

7 – É preciso cortar as pontas para fortalecer as madeixas?

Também é mito. Segundo o profissional, o crescimento dos fios ocorre na raiz, e não nas pontas. Então, cortá-las não afeta realmente os folículos que são responsáveis pelo crescimento do cabelo. “Cortar o fio não interfere em sua força. Muitas vezes temos essa impressão porque, quando as pontas danificadas são retiradas, os cabelos ficam com uma aparência mais saudável”, frisa.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?