Expert responde: o que as suas unhas dos pés dizem sobre a sua saúde?
Por meio delas, é possível descobrir diabetes, anemia, infecção fúngica, entre muitos outros problemas de saúde. Veja como!
atualizado
Compartilhar notícia
O nosso corpo alerta como está o andamento da nossa saúde por meio da pele, do cabelo, dos olhos e de diversas outras formas. As unhas das mãos e dos pés, por sua vez, também são importantes sinalizadores. Elas demonstram alguns sinais sutis que precisamos estar atentos. Por meio delas, é possível descobrir diabetes, anemia, infecção fúngica, entre muitos outros problemas de saúde.
Ao Daily Mail, Dina Gohil, podóloga e doutora em medicina da DG Podiatrist, com sede no Reino Unido, compartilhou um guia completo que esclarece o que as unhas dos pés podem mostrar sobre a nossa saúde.
Confira:
Unhas pálidas
Unhas pálidas podem sinalizar má circulação, anemia ou desnutrição. Dina Gohil explicou que, em primeiro lugar, as unhas muito claras são um sinal de envelhecimento. Se você tiver mais de 60 anos, isso não é motivo de preocupação.
A especialista avisou, no entanto, que, às vezes, essa condição pode ser indicativa de problemas no organismo. “Eles também podem ser causados por disfunções no fígado ou coração, ou má nutrição. É importante que esse problema seja verificado”, disse.
“Se suas unhas são quase todas brancas com uma faixa estreita rosa na ponta, pode ser uma doença chamada unhas de Terry”, assinalou. “Isso ocorre devido ao envelhecimento, mas também indica diabetes e doenças renais, hepáticas ou pulmonares”, acrescentou.
Unhas amareladas
Unhas amareladas podem sinalizar fungo, diabetes, psoríase ou até mesmo distúrbios da tireoide.
De acordo com a especialista, a mancha pode ser, simplesmente, por comer alimentos com ingredientes como cúrcuma, ou fumar, fazer uso excessivo de esmalte ou deixar o esmalte por muito tempo. “Nesse cenário, suas unhas devem ficar claras novamente, mas você também pode usar tratamentos naturais como o óleo de Tea Tree e vitamina E para combater qualquer infecção”, ensinou.
A podóloga, no entanto, pontuou que, se continuar a piorar, existe chance de ser fungo, diabetes, psoríase ou mesmo distúrbios da tireoide.
“Se não forem tratadas, as unhas podem continuar a deteriorar-se, tornar-se grossas e desintegrar-se”, observou. “Se suas unhas permanecerem amarelas apesar do tratamento repetido, isso pode ser um sinal de algo mais sério, como câncer de pele”, alertou.
Dina ainda expôs que também existe uma condição rara chamada Síndrome das Unhas Amarelas, que comete alterações nos sistemas respiratórios ou linfáticos. “Isso pode ser causado por uma variedade de fatores, incluindo artrite reumatoide, acúmulo de líquido entre os pulmões e a cavidade torácica e doenças respiratórias”, destacou.
Unhas azuladas
Unhas azuladas podem sinalizar falta de oxigênio, risco ocupacional ou medicação.
A profissional esclareceu que as unhas podem parecer azuis por vários motivos, mas observa que, na verdade, é o leito ungueal (que prende a unha ao dedo) abaixo que é azul, e não a própria unha. Para Dina Gohil, o leito ungueal não contém pigmento de pele, o que significa que qualquer aparência azulada é causada por outra coisa.
Segundo a doutora em medicina, as unhas azuis costumam ser um indicador de que não há oxigênio suficiente para chegar até elas, o que é uma condição chamada cianose. “Esta é a falta de oxigênio nas células vermelhas do sangue, fazendo com que a pele sob as unhas e outras partes do corpo, incluindo os pés, lábios e membranas mucosas, apareça azul ou roxa”, afirmou.
A podóloga explicou que há diversas causas para esse impasse, o que inclui a exposição a baixas temperaturas, níveis anormalmente elevados de hemoglobina, um problema de saúde subjacente, como asma ou doença pulmonar obstrutiva crônica ou a incapacidade do corpo de fornecer oxigênio suficiente para a área. “Pessoas com pneumonia podem demonstrar um exemplo extremo disso”, citou.
Dina ainda lembrou que as unhas azuis também podem ser resultado de riscos ocupacionais. “Os mecânicos que trabalham com ácido oxálico, os que usam limpadores de metal, removedores de tinta, os que fabricam tintas e corantes e os que trabalham com prata têm maior risco de desenvolver unhas azuis”, frisou.
Pessoas com HIV também podem desenvolver unhas azuis, o que pode ser um sinal da própria infecção ou como resultado de certos medicamentos antirretrovirais. “Outros medicamentos que podem fazer com que as unhas desenvolvam uma tonalidade azulada são os antimaláricos, medicamentos usados para combater a psicose ou o remédio amiodarona…”, salientou.
Unhas com manchas brancas
Unhas com manchinhas brancas podem sinalizar deficiência de zinco ou infecção fúngica.
De acordo com a profissional, essas manchas brancas são comuns e normalmente inofensivas. “Elas podem ser causadas por ferimentos ou microtraumas na unha, como bater contra uma superfície dura ou dobrar, mas não quebrar a unha”, disse. Para Dina, isso não é motivo de alarme em indivíduos saudáveis. “Simplesmente espere que a mancha cresça e então corte-a”, recomendou.
A especialista observou que manchas brancas também podem ser uma condição hereditária, acrescentando que, em casos mais graves, estão associadas a deficiência de zinco ou infecção fúngica, bem como problemas de saúde e deficiências nutricionais.
Ainda, em casos muito raros, as unhas podem ser inteiramente brancas (leuconíquia total), o que, às vezes, pode indicar problema de saúde subjacente. “É melhor procurar tratamento de um profissional médico neste caso”, deu a dica.
Unhas com manchas escuras
Manchas escuras podem sinalizar anemia, diabetes e doença renal ou cardíaca
A especialista ensinou que as unhas pretas também estão ligadas ao trauma, com os vasos sanguíneos do leito ungueal rompendo-se e aparecendo no leito ungueal sob a unha. “O sangramento por baixo significa que a unha parece preta”, falou a podóloga. “Isso normalmente vai crescer por conta própria, mas se isso não acontecer pode ser um sinal de um problema mais sério”, enfatizou. Dina continuou dizendo que, em outros casos, a condição pode ser sinais de anemia, diabetes ou de doença renal ou cardíaca.
“Unhas fúngicas não tratadas podem, às vezes, causar unhas pretas devido ao acúmulo de detritos”, avisou. “As unhas dos pés são particularmente vulneráveis a infecções fúngicas porque se desenvolvem em ambientes úmidos e quentes. Portanto, se você notar que tem unhas brancas ou amarelas, peça a um podólogo para verificá-las antes que fiquem pretas”, sugeriu.
Dina Gohil advertiu que a causa mais grave das unhas pretas é o melanoma, o tipo mais grave de câncer de pele. “Isso pode se manifestar como uma mancha marrom-escura deformada sob o leito ungueal. Procure a ajuda de um profissional médico se encontrar esse sintoma”, ressaltou.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.