metropoles.com

Expert lista os piores alimentos para comer antes de dormir

Nutricionista revela alguns alimentos que podem ser prejudiciais e devem ser evitados antes de dormir; confira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Foto colorida - Mulher comendo
1 de 1 Foto colorida - Mulher comendo - Foto: Getty Images

Diversos fatores podem atrapalhar a noite de sono, principalmente com a intensa rotina de trabalho, estresse e exposição excessiva às telas. Para evitar dormir mal, as pessoas recorrem a diversas alternativas, como higiene do sono e suplementos – mas raramente cogitam que a alimentação é o que pode estar prejudicando o descanso.

Assim como existem alimentos que incentivam o sono, outros devem ser evitados para que a meta de sete a oito horas diária seja alcançada. A coluna Claudia Meireles, então, procurou a nutricionista Danielle Luz Gonçalves, que revela os itens para “passar longe” antes de correr para o edredom.

Confira!

Alimentos para evitar antes de dormir

De acordo com Danielle Gonçalves, certas refeições não devem ser consumidas no jantar porque podem impactar o sistema digestivo, os níveis de energia e também o estado de relaxamento do corpo.

Ricos em gorduras e proteínas

Foto colorida - Hambruguer
Alimentos ricos em gorduras e proteínas

A especialista recomenda que as pessoas evitem alimentos ricos em gorduras e proteínas, como carnes vermelhas, frituras e queijos gordurosos, porque eles exigem mais tempo e energia para serem digeridos.

“Podem causar desconforto abdominal, indigestão e azia, especialmente quando o corpo está em posição horizontal, como durante o sono”, alerta.

Açucarados

Foto colorida - mesa de doces
Comidas açucaradas

Danielle Luz Gonçalves também indica evitar opções com muito açúcar, como sobremesas e refrigerantes, que elevam rapidamente os níveis de glicose no sangue. “Essa elevação é seguida por uma queda abrupta, que pode causar despertares noturnos e dificultar o retorno ao sono profundo”, diz.

Refeições muito condimentadas

Foto colorida - frango
Alimentos muito condimentados também não são indicados para uma boa noite de sono

Alimentos condimentados, especialmente pratos picantes, podem causar desconfortos. A especialista frisa que eles costumam induzir irritações no estômago e esôfago, que causa azia e prejudica o adormecer.

“E podem aumentar a temperatura corporal, o que também interfere na capacidade de dormir tranquilamente”, ressalta.

Cafeína

Foto colorida - mulher comendo chocolate
Comer chocolate antes de dormir pode atrapalhar o sono por conta da cafeína

A cafeína, presente em chocolates, em chás e no café, é um dos principais motivos de tanta gente passar a noite em claro. “A cafeína bloqueia a adenosina, um neurotransmissor que promove o sono, dificultando o adormecer. Além disso, a cafeína pode permanecer no sistema por várias horas, prejudicando a profundidade do sono”, salienta Danielle.

Álcool

Foto colorida - vinho
Bebidas alcoólicas podem atrapalhar o sono

Bebidas alcoólicas podem até parecer favoráveis ao sono, mas isso não passa de uma primeira impressão. Segundo a especialista, o álcool interfere sobretudo na fase REM, o que provoca um descanso superficial e menos reparador.

Fique de olho!

Apesar desses ingredientes terem propriedades que podem diminuir a qualidade do sono, Danielle Gonçalves afirma que a resposta do corpo a certos alimentos pode variar significativamente de uma pessoa para outra devido à individualidade biológica.

“Enquanto algumas pessoas podem consumir cafeína à noite sem problemas, outras podem sentir os efeitos mesmo com pequenas quantidades, resultando em dificuldade para dormir”, diz ela.

“Fatores como genética, metabolismo, estado de saúde geral e até mesmo o padrão alimentar ao longo do dia influenciam como o corpo de uma pessoa específica processa alimentos e, consequentemente, como esses alimentos afetam o sono”, enfatiza.

Como as orientações gerais podem não se aplicar a todos, a expert destaca a importância de as pessoas experimentarem e observarem as reações do próprio organismo para ajustarem a dieta e não terem uma noite ruim.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?