Expert indica comer um alimento toda semana para emagrecer; saiba qual
De acordo com a nutricionista Deborah Murphy, quem quer emagrecer deve consumir um alimento bastante comum nas refeições dos brasileiros
atualizado
Compartilhar notícia
Algumas pessoas com o propósito de perder peso optam por comer frango, enquanto outras recorrem aos benefícios dos ovos e dos cereais. Mas, de acordo com a nutricionista Deborah Murphy, quem quer emagrecer deve consumir um alimento bastante presente nas refeições dos brasileiros. A mestre em ciências da nutrição sugere ingerir feijão.
Em um artigo publicado no portal de nutrição EatingWell, Deborah aconselhou os interessados em emagrecer a adicionarem o alimento ao prato “algumas vezes por semana”. “Ao contrário das proteínas de origem animal, o feijão oferece uma combinação vencedora de proteínas e fibras para ajudar na saciedade e promover o controle de peso”, salientou.
Segundo a nutricionista, quem come feijão “regularmente tem maior probabilidade de controlar o peso”. Para basear a tese, a expert expôs a conclusão de um estudo publicado pela revista Nutrients em 2023. Em torno de 15 mil pessoas participaram da pesquisa feita ao longo de 10 anos.
“Aqueles que consumiam feijão regularmente tinham menos probabilidade de ganhar peso do que aqueles que nunca comiam feijão. Por que? A combinação de proteínas e fibras do alimento combate a fome e mantém você saciado por mais tempo, então é menos provável que faça um lanche apenas algumas horas depois [de comê-lo]”, explicou Deborah.
A mestre em ciências da nutrição endossa que, devido ao fato do feijão apresentar quantidades significativas de fibras, ele favorece o emagrecimento e “torna mais fácil seguir uma dieta”. Conforme listou a nutricionista, o alimento traz na composição uma série de micronutrientes, a exemplo de potássio, magnésio e ácido fólico.
“O feijão também tem baixo teor de gordura saturada e não contém colesterol”, destacou Deborah Murphy. Conforme a especialista, é necessário consumir uma xícara e meia de feijão e de outros legumes por semana. Essa é a recomendação do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).
Deborah Murphy orientou experimentar receitas com feijão para andar pelo “caminho certo” e comer a quantidade ideal. A nutricionista sugeriu consumir o alimento com torradas, na salada ou como complemento de sopas. Outro benefícios do legume é proteger a saúde do coração, principalmente, por englobar o potássio.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.