metropoles.com

Expert explica a melhor forma de se aquecer antes da musculação

A educadora física Joicy Vanessa mostra que o aquecimento pode ser a chave para uma sessão de exercícios bem-sucedida e sem lesões

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Antes (99)
1 de 1 Antes (99) - Foto: Getty Images

Conquistar com corpo malhado e saudável exige foco, força de vontade e uma boa rotina de treinos. Para que os resultados sejam positivos, é muito importante manter uma rotina de aquecimentos que, quando executados da maneira correta, podem ser a chave para uma sessão de exercícios bem-sucedidos e livres de lesões. Mas, afinal, qual é a melhor forma de se aquecer antes da musculação?

De acordo com o estudo Princípios Fisiológicos do Aquecimento e Alongamento Muscular na Atividade Esportiva, divulgado pela Scielo, há quatro tipos de aquecimento: ativo, passivo, geral ou específico.

O ativo é realizado com movimentos de baixa intensidade que elevam a temperatura corporal e melhoram as funções fisiológicas. O passivo é feito com fontes externas de calor, como duchas quentes, fricção ou massagem. O aquecimento geral, por sua vez, mobiliza grandes grupos musculares e aumenta o funcionamento do organismo como um todo. Já o específico é feito com exercícios próprios para modalidade, visando grupos musculares mais selecionados.

O aquecimento deve ser progressivo e gradual, com intensidade suficiente para elevar a temperatura corporal sem causar fadiga

A educadora física Joicy Vanessa, conhecida nas redes sociais como Joicy Maromba, afirma que a técnica deve ser progressiva e gradual, com intensidade suficiente para elevar a temperatura corporal sem causar fadiga.

“Os benefícios são muitos: aumento da elasticidade dos músculos, tendões e ligamentos, o que reduz o risco de lesões; aumento do fluxo sanguíneo; e melhora da função do sistema nervoso central”, explica.

O ideal, antes de malhar, é aquecer em vez de alongar. Quando realizamos alongamentos antes da atividade física, expandimos as fibras musculares que ajudam a relaxar o músculo e aumentar a flexibilidade.

“Durante a musculação, realizamos movimentos de alongamento e contração, mas é importante aquecer adequadamente antes do treino. Embora muitas pessoas acreditem que a técnica deva ser feita apenas na esteira, na verdade, pode variar dependendo do tipo de atividade a ser realizada. Você pode aquecer nas máquinas que usará no dia, mas com baixa carga”, sinaliza a profissional.

O aquecimento certo pode ser a chave para uma sessão de exercícios bem-sucedida e livre de lesões

Essa prática, observada por técnicos e atletas ao longo de décadas, mostra que começar com pesos mais leves pode aperfeiçoar o desempenho e reduzir o risco de lesões.

“Se você vai treinar membros inferiores, é importante lubrificar as articulações antes de começar. Isso pode ser feito por meio de exercícios como agachamentos sem peso, leg press e cadeira extensora com carga leve. Dessa forma, você avisa à musculatura que irá se exercitar e evita lesões ou desconforto durante o treino”, ressalta a educadora.

No entanto, outros métodos também são frequentemente recomendados, como os exercícios aeróbicos na esteira ou bicicleta. O importante é escolher um que ajude a prevenir lesões e melhorar o desempenho.

Mas, e quanto aos alongamentos? Pesquisa divulgada pela Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício indica que realizar alongamentos prévios pode diminuir a força máxima durante o treinamento de musculação, mas ainda não está claro se eles devem ser evitados completamente ou apenas antes de competições de força máxima ou potência explosiva, como saltos e arremessos.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?