Expert ensina dicas de organização a Duda Portella Amorim. Saiba quais
Tome nota dos macetes da personal organizer Eliana Vargas. Em dezembro, a especialista ministrará um curso aos interessados em arrumação
atualizado
Compartilhar notícia
Com a proximidade do fim de ano, há quem opte por fazer um limpa em algumas áreas do lar e começar o novo ciclo sem bagunças. Afinal, faltam 37 dias até a chegada de 2021. Para alcançar a meta, é necessário iniciar o quanto antes a organização. Essa é a dica da influenciadora digital Duda Portella Amorim. Diante do closet um tanto revirado, a personalidade brasiliense resolveu dar fim à confusão em gavetas, cabideiros e prateleiras com o auxílio especializado de Eliana Vargas, mente à frente da Organiza Já.
Psicóloga de formação, Eliana sabe do poder da arrumação tanto na funcionalidade da casa quanto mentalmente. Ao término de trabalhos, a especialista costuma escutar um feedback unânime da clientela: “Parece que mudou a minha vida. Organizou também os meus pensamentos”. À coluna Claudia Meireles, a personal deu truques de ouro aos interessados em ajeitar a “zona” do guarda-roupa. Mas antes de compartilhá-los, ela orienta fazer um limpa em gavetas ou armários quando estiver atormentado com alguma situação embaraçosa.
“Acredito que é a dica mais preciosa. Eu sugiro a todos. Você não está bem? Pegue algo para organizar, por exemplo, uma gaveta. Ao mexer ali, perceberá que trabalhou algo internamente também. Não sei se é a visita ao passado com algo que não lembrava, o abrir mão parece que mexe as gavetinhas de dentro da cabeça. Faça e veja a sensação aliviante”, endossa Eliana Vargas. Tome nota dos macetes da personal organizer para dar adeus ao caos no guarda-roupa em 5, 4, 3, 2, 1!
Cabide ideal
Aos detentores de um closet cheio, mas que precisa de mais um espacinho, Eliana aconselha apostar nos cabides de veludo. A dica é dedicada principalmente às mulheres por terem blusas de alças finas. O item não deixa esses modelos de roupa escorregarem. “O cabide de madeira ocupa espaço demais. Você ganha 30% no armário com o tipo fininho”, frisa a profissional.
Aos homens, a personal instrui adquirir cabides de madeira, acrílico ou plástico (esse a quem dispõe de muitas roupas). Na ocasião, o objeto de veludo irá grudar as blusas e, na hora de tirá-las do guarda-roupa, demora mais tempo. De acordo com Eliana, a organização não está somente relacionada à questão estética. O principal ponto da especialidade é a funcionalidade. Por deixar o ambiente arrumado, facilita encontrar as peças desejadas.
Por que quando se vai em uma loja a gente tende a lembrar somente da roupa? A profissional explica que um dos fatores está na padronização dos cabides: “Todos são iguais, por isso, presta-se atenção apenas nas peças. Se for cada um de um modelo, o cliente fica confuso. É como se o cérebro não entendesse”. Na organização, cada detalhe visa a otimização a fim de tornar o processo prático. Por exemplo, a dobra das roupas, o modelo do cabide, a separação em cores e disposição na mesma altura.
Colmeias e etiquetas
Quase uma missão impossível deixar as gavetas arrumadas por um longo período. Os problemas acabaram com o uso das colmeias à venda em lojas de itens para casa. Quem tem dificuldade de tirar uma peça sem bagunçar as outras, encontra neste utensílio uma solução, indica Eliana Vargas. “Você retira roupa por roupa e não desorganiza o restante”, ressalta.
Etiquetar as superfícies também colabora com a meta de organização duradoura. “Geralmente, quem guarda as roupas no closet são colaboradores da casa, por isso, nós realizamos treinamentos com eles antes de finalizarmos o serviço. O funcionário saberá onde colocar a peça seguindo a padronização, por exemplo, determinada saia, short ou camiseta”, destaca a proprietária da Organize Já.
Hora das calças
Em algum momento da vida, você já se fez o questionamento sobre como guardar corretamente suas calças? Independentemente da resposta ser sim ou não, a expert esclarecerá o jeito certo. Primeiro, o gancho da peça tem de estar para o mesmo lado do gancho do cabide. Ambos não podem ficar virados para fora. Outro macete com a calça foca na padronização: “Se começou a colocar o cós de um lado, todos devem seguir a mesma direção. Busque por barra e cós sempre da mesma altura. Estabelecer um padrão gera a sensação de organização”, instrui a especialista.
“Um dos pontos que tornam um guarda-roupa confuso é a calça com gancho virado para fora. Tem a forma certa de guardar a peça. Lembre-se sempre o gancho da calça acompanha o gancho do cabide”, explica a personal organizer.
Botas “sem marquinhas”
Segundo Eliana, o mercado desenvolveu organizadores próprios para serem colocados dentro do cano das botas. A ideia é que a parte fique na vertical a fim de não desgastar nem deixar marquinhas no couro. Quem não quiser investir nos utensílios, pode apostar em uma revista ou pasta enrolada no formato de um cilindro. Nas botas de Duda Portella Amorim, a personal optou pelos espaguetes de piscina cortados no tamanho dos calçados.
Eliana contou um truque de viagem que aplica no scarpin. Para que couro do sapato não fique dobrado, ela preenche o interior com meias. A estratégia funciona ainda como tática de otimização do espaço da mala. Dentro das bolsas, a expert põe um enchimento de TNT que lembra uma “almofadinha”.
Cuidado com o bojo
Um detalhe importante não deve passar despercebido da hora da arrumação. Nas residências em que presta o serviço de organização, Eliana costuma ver peças com bojos guardadas de modo errado. O hábito estraga o material que deveria manter-se no formato do seio. “Se vira ao contrário, pode danificá-lo. Tente guardar um em cima do outro, como se fosse uma escadinha, pois se deixá-lo virado para dentro, o bojo quebra e não há conserto”, orienta.
Sem sujeiras
De acordo com a especialista, a higienização do closet, guarda-roupa ou armários pode ser feita com uma flanela úmida de limpador multiuso, em seguida, deve-se secar a superfície com outro pano. Todos os itens são retirados do móvel e limpos. Eliana Vargas aconselha repetir a operação uma vez por mês.
Sobre a especialista
Antes de arrumar os lares brasilienses, Eliana Vargas formou-se em psicologia. Como estava em busca de uma profissão mais dinâmica, a expert decidiu mergulhar no universo da organização. Ela fez um curso na OZ! – Organize sua Vida!, instituição carioca pioneira em oferecer cursos com certificação. Entretanto, o vínculo dela com a futura área de atuação surgiu ainda na infância.
“Aos 7 anos de idade, tirava tudo do meu guarda-roupa e, depois, colocava do jeito que considerava agradável e diante do meu olhar. O que eu não queria levava em um lugar na Asa Norte, chamado Lixo Valioso. À época, eu tinha 13 anos”, rememora a profissional. Eliana começou a trabalhar de fato como personal organizer em 2013. Atualmente, ela arruma desde quarto de bebê, cozinha até toda a casa. Na maioria das vezes, a especialista está acompanhada de uma equipe.
A expert em organização conheceu Duda Portella Amorim por meio de uma amiga em comum, a personal trainer Juliana Cabral. A educadora física viu Stories do closet da influenciadora digital e não pensou em outra alternativa a não ser Eliana dar uma passadinha por lá. “Lembro da Juliana dizer que a Duda precisava organizar o guarda-roupa. Ela falou de mim e, assim, iniciou a nossa parceria”, confessa a profissional.
Aos interessados em aprender mais sobre organização, Eliana ministrará um curso. O lançamento irá ocorrer por meio de um grupo no WhatsApp, aberto a partir de 7 de dezembro. Condições especiais serão oferecidas aos participantes. Mais informações e todos os detalhes estão no perfil do Instagram @organizajabrasilia.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.