Expert diz tudo o que precisamos saber sobre condicionador para barba
Se a barba é cabelo, e cabelo se beneficia de um bom condicionador, o mesmo deveria ocorrer com os pelos da face. Tire suas dúvidas!
atualizado
Compartilhar notícia
A rotina de cuidados com o cabelo compreende algumas práticas, como limpeza, hidratação e corte. Mas pessoas que usam barba também devem se atentar às melhores formas de manter os pelos do rosto saudáveis, o que inclui condicionador. Isso mesmo, você leu certo. Existe condicionador para barba. E, se for parar para pensar, isso faz todo o sentido. Se a barba é cabelo, e cabelo se beneficia de um bom condicionador, o mesmo deveria ocorrer com os pelos da face.
Em conversa com a coluna Claudia Meireles, o barbeiro e visagista da Barbearia Cali, Leonardo Rodrigues, compartilha um pouco de seu conhecimento a respeito do assunto. Primeiramente, ao invés de usar o termo “condicionador”, ele prefere falar “balm”. E sim, o especialista recomenda incluí-lo na rotina de cuidados com os pelos da região. “São produtos com formulações específicas para a pele do rosto”, explica ele.
Na opinião do profissional, utilizar shampoo e condicionador convencionais (para cabelo) não é recomendado para a região da barba. “O tipo de pele do couro cabeludo é diferente do tipo de pele do rosto”, esclarece. O ideal, segundo ele, é aplicar um shampoo específico após um a dois meses de crescimento dos pelos e finalizar com um balm ou óleo específico, massageando o produto com a ponta dos dedos até total absorção.
De acordo com o visagista, a principal função do condicionador para barbas é nutrir os fios, enquanto elimina a porosidade, ou seja, o aspecto ressecado. “Isso deixa os fios alinhados e macios”, diz. No entanto, tudo depende do comprimento dos pelos.
“Quando está muito curta, a barba tem a proteção natural da oleosidade da pele. Após mais de um mês de crescimento, o fio já fica distante dessa proteção natural. Então, há a necessidade de passar um balm, para retirar o aspecto ressecado”
Leonardo Rodrigues
Para Leonardo, além da aplicação de shampoo, balm e óleo específico, vale obter uma boa loção pós-barba que auxilia a eliminar a irritação da cútis. E tem mais: “Procurar um profissional a cada 15 dias para definir o melhor formato da barba”.
Entretanto, segundo o especialista, o uso de óleo e balm não é indicado para pessoas com barbas curtas, pois os fios não têm comprimento suficiente. “A pessoa não irá perceber o resultado”, justifica.
Favorável aos condicionadores de barba, Leonardo Rodrigues aconselha sua aplicação pela manhã e à noite. E lembra: “Alguns têm a função de proteção solar também”, fala.
Queridinhos do especialista
A seguir, o visagista elege dois produtos favoritos para cuidados com a barba, um balm e um óleo:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.