Expert diz que William espalhou boatos sobre a saúde mental de Harry
A treta entre os príncipes William e Harry ganha novos capítulos a cada dia, ou melhor, em questão de horas. Os dois irmãos estão brigados
atualizado
Compartilhar notícia
Nas últimas semanas, revelações a respeito da relação turbulenta dos filhos da princesa Diana têm estampado as manchetes. A treta entre os príncipes William e Harry ganha novos capítulos a cada dia, ou melhor, em questão de horas. Conforme publicou o Daily Mail nesta segunda-feira (5/7), o staff do duque de Cambridge espalhou notícias sobre os transtornos de saúde mental do marido de Meghan Markle.
Quem lançou a “bomba” foi o especialista real Omid Scobie. Biógrafo do duque de Sussex, o expert em assuntos da dinastia Windsor contou detalhes sobre o episódio do vazamento de informações, no documentário Harry and William: What went wrong? (William e Harry: O que deu errado?, em tradução do inglês). Ele participou do programa exibido no canal de tevê britânico ITV.
Voltando ao túnel do tempo, as primeiras notícias sobre Harry enfrentar problemas com a saúde mental surgiram em 2019. Na ocasião, o duque de Sussex estava em uma viagem pela África do Sul e concedeu uma entrevista ao jornalista Tom Bradby. No bate-papo, o caçula do príncipe Charles contou viver um “caminho diferente” do irmão, William. Em questão de horas, os tabloides britânicos lançaram artigos a respeito das preocupações do marido de Kate Middleton com o irmão mais novo.
Conforme publicaram os portais, as informações foram dadas por fontes próximas à realeza britânica. Na avaliação de Omid Scobie, os colaboradores da equipe de William “plantaram” as notas na mídia, a fim de que Harry perdesse credibilidade. “Eu digo que não é coincidência que, logo após a entrevista do Harry, exatamente no dia seguinte, havia fontes anônimas do Palácio de Kensington dizendo que o William estava preocupado com a saúde mental do irmão”, enfatizou.
De acordo com o autor do livro Finding Freedom (Encontrando a Liberdade, em tradução do inglês), a situação desestabilizou o duque de Sussex: “Isso abalou muito o Harry, não passou despercebido por ele”. Scobie acrescentou ao raciocínio: “Ninguém jamais vai saber se isso tudo partiu do William, mas a fonte é do Palácio de Kensington, moradia dele”. Na reportagem, o Daily Mail afirmou ter entrado em contato com os porta-vozes dos príncipes, entretanto, não obtiveram resposta.
Em participação na série sobre saúde mental The Me You Can’t See, da Apple TV+, Harry confessou precisar recorrer aos benefícios da terapia a fim de vencer as feridas geradas pela morte da mãe, a princesa Diana, em 1997. No programa, ele contou que o pai, Charles, negligenciou os transtornos psicológicos, por acreditar que tinha passado pela mesma situação quando jovem. O duque de Sussex chegou a ter vício em álcool e drogas como forma de lidar com os próprios traumas.
Futuro abalo
Promete incendiar mais a relação dos dois a segunda edição do livro Battle of Brothers (Batalha de Irmãos, em tradução do inglês). Produzido pelo historiador real Robert Lacey, o título traz novas revelações a respeito da rixa entre os netos da rainha Elizabeth II. O conflito entre os dois começou em março de 2019, quando William expulsou Harry e Meghan do Palácio de Kensington. O motivo? Suposta intimidação de colaboradores por parte da duquesa de Sussex, conforme investigou o especialista.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.