Expert de Harvard ensina estratégias para não engordar no fim do ano
A nutricionista Teresa Fung ensina três estratégias para evitar exageros na alimentação e não engordar nas festas de Natal e Ano-Novo
atualizado
Compartilhar notícia
As festas de Natal e Ano-Novo são recheadas de iguarias deliciosas e calóricas. Como consequência, a maioria das pessoas exagera na hora de comer e acaba se sentindo culpada depois por não conseguir manter a dieta.
Teresa Fung, nutricionista na Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, pontua que a melhor forma de controlar o estresse e evitar exageros para não engordar é adotar novos hábitos alimentares desde já. “Você pode começar o novo ano com motivação”, disse.
Para o portal Harvard Health Publishing, da escola de medicina da universidade norte-americana, a expert sugeriu estratégias de alimentação saudável para ajudar a não engordar durante as festas de fim de ano.
Controle de porções
Talvez controlar a quantidade de porções colocadas no prato seja uma das tarefas mais difíceis quando há fartura na mesa. Na visão de Fung, é possível comer de tudo, mas com cautela.
“Por exemplo, se três bolos diferentes forem oferecidos na festa e você gostar de todos, pegue uma pequena fatia de cada. Dessa forma, você pode saborear uma variedade de guloseimas sem exagerar”, diz.
Outro ponto é comer devagar. “O ritmo mais lento dá ao seu corpo tempo para sentir o que comeu e sinalizar ao cérebro que está satisfeito”, explica Teresa.
Inclua vegetais
Insira saladas, pratos vegetarianos e dietas ricas em frutas, vegetais, grãos integrais e óleos saudáveis nas férias de fim de ano. “São ricos em fibras, vitaminas e minerais que ajudam a reduzir a pressão arterial e a manter um peso saudável”, sugere a nutricionista.
Vá devagar com o álcool
Uma pesquisa citada pela Harvard Health Publishing descobriu que o adulto consome três bebidas alcoólicas diariamente durante o período de férias. Mas, segundo uma outra tese apresentada, apenas uma bebida diária pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, dependendo do tipo (cerveja, vinhos ou destilados) e quantidade, as calorias por porção podem de variar de 120 a mais de 200.
A sugestão de Teresa Fung é mudar para água com gás ou coquetel feito com um terço de suco de frutas e dois terços de água com gás após um ou dois drinques. “Isso pode ajudar a evitar que o indivíduo beba demais e a perceber que pode desfrutar de ambientes sociais sem álcool”, avalia.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram