Expert dá 10 dicas para fortalecer e estimular o crescimento das unhas
Sofre para ficar com as unhas fortes e grandes? Há uma luz no fim do túnel. Podóloga dá dicas para quem deseja ter garras saudáveis
atualizado
Compartilhar notícia
“Minha unha quebrou.” Quem nunca disse a frase anterior que atire a primeira pedra. Deixar as garras crescerem nem sempre é uma tarefa fácil. Se estiverem fracas e quebradiças, o desafio torna-se uma missão quase impossível. Com o passar do tempo, os cantinhos começam a quebrar, e o sonho das unhas grandes vai por água abaixo.
Sofre para ficar com as garras fortes e grandes? Relaxe, pois há uma luz no fim do túnel, segundo a podóloga Maria de Lourdes Pinheiro. Coordenadora técnica da Doctor Feet, a especialista frisa que unhas fracas podem ser sintomas de problemas de saúde, como diabetes, estresse, ansiedade, disfunção hormonal e doenças do fígado, pulmão ou coração.
“O ideal é cuidar das unhas com profissionais habilitados. Ao perceber que continuam quebrando com frequência, recomenda-se procurar um dermatologista ou nutricionista para checar se a causa é alimentar”, orienta Maria de Lourdes. Se a saúde estiver 100%, algumas mudanças de hábitos são suficientes para manter as garras impecáveis.
Tome nota das dicas de ouro da podóloga!
1 – Evite levar as mãos à boca, a fim de não sofrer infecções por vírus ou bactérias. Lembrando que as “garras” são consideradas a parte mais contaminada do corpo por acumular resíduos devido ao contato com objetos e superfícies. De acordo com Maria de Lourdes, o mau hábito também enfraquece as unhas e, em algumas situações, pode até causar a perda delas.
2 – Invista em bases fortalecedoras e nutritivas. O produto deve ser aplicado sempre antes do esmalte, para surtir o efeito.
3 – Gosta de visitar a manicure semanalmente? Saiba que está no caminho certo para manter as pontinhas dos dedos saudáveis. Entretanto, opte por não retirar totalmente as cutículas. Fixada no contorno das unhas, a pele ajuda a proteger a região contra doenças, a exemplo de micoses.
4 – Fique atenta aos rótulos de produtos. Se a fórmula tiver formol, evite. A substância tende a causar alergias.
5 – Mantenha as mãos e as cutículas hidratadas, de preferência com produtos específicos para a região.
6 – Use luvas para realizar tarefas domésticas, a fim de proteger as garras de produtos químicos ou agressivos.
7 – Remova o esmalte com produtos específicos. Esqueça as fórmulas com acetona na composição, pois a substância causa danos às unhas e resseca as cutículas.
8 – Atenção: não se esqueça de olhar o prazo de validade dos produtos, como esmaltes, bases e cremes para as mãos. Não use itens vencidos, eles prejudicam a saúde das “garras”.
9 – Remova todo o esmalte pelo menos dois dias antes de uma nova aplicação.
10 – Aposte em alimentos ricos em vitamina C, por serem um “santo remédio” para fortalecer as unhas, a pele e o sistema imunológico.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.