Expert cita 9 alimentos ultraprocessados mais perigosos para a saúde
Alimentos ultraprocessados costumam apresentar embalagens atrativas, com imagens “meramente ilustrativas”. Confira a lista da nutricionista!
atualizado
Compartilhar notícia
Um tópico unânime entre médicos e nutricionistas envolve o quanto os alimentos ultraprocessados são “venenosos”. Considerada inimiga da saúde, essa categoria prejudica o bom funcionamento do organismo por conter aditivos químicos, a exemplo de conservantes, além de ser rica em açúcar e gordura.
De fácil acesso, esses alimentos estão à disposição nas prateleiras de supermercados. As opções apresentam embalagens atrativas, com imagens “meramente ilustrativas” de dar água na boca. O portal britânico The Sun entrevistou a nutricionista Emily Leeming para descobrir quais são os piores ultraprocessados.
“Alimentos ultraprocessados são alimentos que são embalados e contêm ingredientes industriais, como gorduras e açúcares adicionados, mas também aditivos e emulsificantes. Tendem a ter longas listas de ingredientes no verso da embalagem”, explicou a nutricionista especializada em saúde intestinal.
Abaixo, confira os alimentos ultraprocessados mais perigosos, na avaliação de Emily:
1. Energéticos
A expert recomenda fazer uma troca, no caso, deixar de consumir energéticos e optar por um copo de suco de laranja fresco. “Essas bebidas industrializadas contêm cafeína e grande quantidade de açúcar, o que pode sobrecarregar o coração”, confirmou.
2. Cereais matinais
Quem gosta de saborear cereais matinais açucarados no café da manhã, no lanche ou antes de dormir precisará adotar uma nova alternativa. A nutricionista orienta recorrer aos benefícios do mingau e da aveia. Ambas as sugestões dispõem de fibras betaglucanas, vantajosas para a saúde do coração.
“Trigo ralado e farelo de cereais com alto teor de fibras ainda podem ser uma ótima opção, apesar de estarem na categoria de ultraprocessados, pois nem todos os alimentos dessa classe são ruins”, explicou Emily Leeming.
3. Frango empanado frito
Na infância, aprende-se a chamá-los de “minichicken” ou “nuggets”. Os frangos empanados são um “veneno” ao organismo. “Comer alimentos fritos regularmente pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 2”, atestou a especialista.
A profissional de nutrição indica comer frango assado. O alimento leva menos gorduras não saudáveis e é uma boa fonte de proteína.
4. Barras de chocolate
Barras de chocolate recheadas, como Snickers, Twix e MilkyWay, quando ingeridas com frequência, ajudam a aumentar a pressão arterial e causar inflamação de baixo grau. Caso fique tentado em pegar uma embalagem, Emily instrui a “investir” no chocolate amargo 70%.
“O chocolate amargo contém polifenóis, um grupo de antioxidantes, e pode ser uma ótima troca enquanto ainda prova algo doce”, reiterou.
5. Iogurte aromatizado sem açúcar
Acredita que o iogurte sem açúcar é mais saudável que a versão tradicional? Cuidado que as aparências enganam. Segundo a nutricionista, o produto quando aromatizado, por exemplo, com caramelo salgado, é altamente ultraprocessado.
“Tente trocar a versão pelo iogurte grego”, receitou a expert em saúde intestinal.
6. Hambúrgueres veganos
De acordo com a especialista, a comida vegana não pode ser rotulada como a mais saudável. “Assar um cogumelo é ótimo para substituir um hambúrguer vegano congelado, e é tão rápido de cozinhar. Tem uma textura carnuda e faz bem para a saúde”, salientou Emily Leeming.
7. Biscoitos recheados
Não caia em tentação em relação aos biscoitos recheados. Opte por ingerir nozes e frutas frescas. “Elas vão ajudar a equilibrar os níveis de açúcar no sangue”, enfatizou a nutricionista.
8. Queijos
Com a atmosfera “saudável”, os “queijos embrulhadinhos” em plásticos podem variar entre processados e ultraprocessados, conforme ponderou a profissional de nutrição. “Tendem a conter apenas 60% de queijo real”, revelou Emily. Ela sugere comprar uma peça de cheddar e cortá-la em fatias.
“Pode ser mais acessível do que algumas opções de queijo pré-fatiado”, complementou.
9. Batatas fritas com molho cremoso
Independentemente de serem rústicas ou lisas, as “batatas de saquinho” são ricas em calorias e gorduras saturadas. Quando combinadas com molhos prontos, têm grandes quantidades de açúcar. “Troque isso por fatias de batata-doce assadas caseiras e homus para um lanche saudável mais farto”, prescreveu.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.