metropoles.com

Expert avalia caso Deolane, que voltou à prisão por “falar demais”

Deolane Bezerra teve prisão domiciliar revogada pela Justiça após falar demais, veja dicas para não cometer o mesmo erro

atualizado

Compartilhar notícia

Genival Paparazzi / AgNews
Saida de Deolane do Presidio em Recife Metrópoles
1 de 1 Saida de Deolane do Presidio em Recife Metrópoles - Foto: Genival Paparazzi / AgNews

Às vezes, falar mais do que deve pode ser prejudicial. Um caso recente foi o da influenciadora digital, empresária e advogada Deolane Bezerra, que teve a prisão domiciliar revogada pela Justiça após se comunicar com a imprensa e com fãs que a aguardavam do lado de fora do presídio.

A empresária deixou a Colônia Penal Feminina do Recife nessa segunda-feira (9/9), após ser beneficiada por um habeas corpus. No início da tarde de terça (10/9), ela foi ao Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife, e foi informada que a prisão domiciliar havia sido revogada por descumprimento de uma a ordem da Justiça para não se pronunciar publicamente.

Foto colorida da influencer Deolane Bezerra saindo da prisão em Pernambuco (PE) - Metrópoles
Deolane protesta em frente à cadeia

“Foi uma prisão criminosa, cheia de abuso de autoridade por parte do delegado […] Eu não posso falar sobre o processo. Eu fui calada”, declarou na saída do presídio.

Diante deste contexto, a psicóloga doutora Leninha Wagner afirma que pensar antes de falar é essencial para a autopreservação, especialmente quando consideramos o impacto das palavras no ambiente social e emocional.

“Ao refletir antes de se expressar, a pessoa evita respostas impulsivas que, muitas vezes, são guiadas por emoções intensas ou reações automáticas”, diz Leninha Wagner. “Essas declarações impensadas podem gerar conflitos, prejudicar relacionamentos e até mesmo danificar a reputação pessoal ou profissional, especialmente em contextos públicos como as redes sociais”, completa.

Para evitar problemas, o doutor em psicologia Fabiano de Abreu Agrela diz que a maneira de controlar a fala impulsiva varia conforme o indivíduo e sua condição psicológica. “Algumas pessoas podem estar passando por um momento emocional específico, enquanto outras podem ter um transtorno de personalidade que afeta o controle dos impulsos”, destaca.

Como forma de evitar situações desconfortáveis, os especialistas afirmam que existem técnicas cognitivas que ajudam a identificar pensamentos automáticos e substituí-los por respostas mais racionais.

Confira!

Técnicas para não falar sem pensar

Autorregulação emocional

Leninha Wagner indica praticar a autorregulação antes de reagir impulsivamente ou se expressar publicamente. “Técnicas como respiração profunda ou mindfulness podem ajudar a controlar a resposta emocional imediata, evitando falas impulsivas que podem agravar situações”, salienta.

Autoavaliação reflexiva

Para evitar mal-entendidos e repercussões negativas, Leninha Wagner indica algumas perguntas. Ela indica questionamentos como “isso pode impactar minha imagem?” e “como minhas palavras podem ser interpretadas?”.

Limitação de exposição

Evitar expor informações sensíveis ou se posicionar sobre temas delicados também pode ser a chave para não falar mais do que deve. “Em casos de grande exposição midiática, como o de Deolane, é vital saber quando e o que falar”, sugere Leninha Wagner.

Segundo a especialista, essas técnicas ajudam a fortalecer o autocontrole e a consciência das consequências das ações e palavras, o que promove maior autopreservação e resiliência em situações adversas.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?