metropoles.com

Existe hora certa de comer proteínas para ajudar a emagrecer? Entenda

A nutricionista Jillian Kubala deu explicações sobre a relação do consumo de proteínas e o processo de perda de peso

atualizado

Compartilhar notícia

Zoranm/Getty Images
Foto de mulher com roupa de malhar e segurando uma barra de proteína - Metrópoles
1 de 1 Foto de mulher com roupa de malhar e segurando uma barra de proteína - Metrópoles - Foto: Zoranm/Getty Images

Alguma vez já se perguntou qual é a função das proteínas? Essas macromoléculas são essenciais para o funcionamento do organismo por determinar a forma e a estrutura das células, além de coordenar “quase todos os processos vitais” do corpo, segundo um artigo do Instituto de Química e Geociências, da Universidade Federal de Pelotas.

As proteínas atuam em processos desde a função imunológica até no crescimento muscular e na perda de peso. Caso esteja em processo de emagrecimento e deseja saber como consumir as macromoléculas para “turbinar” a redução de medidas, a nutricionista Jillian Kubala fez explicações ao portal de saúde e bem-estar norte-americano Health.

Proteína também pode ajudar na disposição graças a um processo chamado termogênese, em que corpo usa cerca de 10% de sua ingestão calórica para a digestão
Essencial para o funcionamento do corpo, o consumo de proteína ajuda a emagrecer

De acordo com a nutricionista, “o momento da ingestão de proteínas é muito menos importante do que o consumo geral”. No entanto, Jillian salientou que comer alimentos ricos com as macromoléculas em “horários específicos” pode ajudar a atingir determinados objetivos. Ela citou como exemplo a perda de peso.

“Pessoas que estão tentando perder o excesso de gordura corporal podem se beneficiar adicionando mais proteínas à sua dieta”, destacou a especialista. Jillian argumentou que obter os benefícios das macromoléculas no processo de emagrecimento requer “adicionar pelo menos um alimento fonte de proteínas a cada refeição e lanche”.

Foto colorida de mulher escorada em bancada e mulher mexendo em uma tigela - Metrópoles
Jillian Kubala esclareceu dúvidas sobre a relação do consumo de proteínas e o processo de perda de peso

Para sustentar a tese, Jillian se baseou em uma pesquisa publicada pela plataforma ScienceDirect: “Estudos mostram que, desde que você consuma proteína adequada às necessidade do seu corpo, a distribuição não faz diferença quando se trata de promover a perda de peso”. A nutricionista frisou que o melhor é distribuir a ingestão ao longo do dia.

“Isso significa que não existe o ‘melhor’ momento para ingerir proteínas se você está tentando perder peso e que é mais importante distribuir uniformemente as proteínas ao longo do dia para promover a saciedade e a perda de peso”, reiterou a especialista.

Vale ponderar que dietas ricas em proteínas contribuem para manter a saciedade após comer, retardando a digestão. Dessa forma, uma indivíduo em processo de perda de peso tende a consumir menos calorias e, assim, emagrecer, conforme detalhou a nutricionista. Planos alimentares com alto teor das macromoléculas também auxiliam na construção de músculos.

Foto colorida de mulher com fita métrica na barriga. Ela usa um cropped e uma legging - Metrópoles - emagrecer
A nutricionista pontuou ser necessário distribuir ao longo do dia a ingestão de alimentos fontes da macromolécula

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?