Existe alguma fruta que deve ser evitada comer à noite? Nutris revelam
As nutricionistas Karen Souza e Ingrid Albuquerque esclarecem sobre o consumo de frutas à noite. Veja mais detalhes!
atualizado
Compartilhar notícia
No período noturno, mais precisamente antes de dormir, há quem pense em fazer um lanchinho. Entretanto, ao pegar uma fruta, vem à mente a interrogação: “Pode ou não comer banana, manga ou maçã à noite?”. Para maiores esclarecimentos a respeito do assunto, a coluna Claudia Meireles convocou duas nutricionistas.
Em entrevista, as especialistas em nutrição Karen Souza, do Rio de Janeiro, e Ingrid Albuquerque, de Brasília, ressaltam que o consumo de frutas pode muito bem ser feito no turno noturno. “Não tem nenhuma fruta que deve ser evitada comer à noite”, detalha a nutricionista carioca.
Por sua vez, Ingrid compartilha que o ideal é escolher frutas de baixo índice glicêmico para ingerir no período noturno, como morango, kiwi, ameixa e abacate. Ela sugere deixar algumas opções para o consumo nos turnos matutino e vespertino, a exemplo da banana, mamão, manga e uva.
“Deixe as frutas com maior índice glicêmico para a parte da manhã e tarde”, orienta a expert de Brasília.
Ingrid explica o motivo de evitar comer carboidratos de alto índice glicêmico à noite: “Tendo em vista que é um momento que estamos chegando perto do descanso, e não há necessidade de uma ingestão tão alta de energia [caloria]. Mas isso não quer dizer que não podemos comer frutas”.
Em relação às opções com alto índice glicêmico, a expert indica acrescentar mais fibras e proteínas na hora de consumi-las. “Utilizar suplemento proteico e aveia junto da fruta de sua preferência é uma boa forma de consumo no período noturno”, recomenda.
A nutricionista Ingrid Albuquerque enfatiza: “Não devemos ter medo de comer frutas”. A especialista descreve esses alimentos como “excelentes” e menciona alguns benefícios de consumi-los. “São ricos em vitaminas, minerais e fibras, capazes de melhorar a saúde intestinal”, lista.
“As frutas ajudam a regular a produção de hormônios e neurotransmissores; previnem o envelhecimento; promovem saciedade; e auxiliam no emagrecimento. São ótimas aliadas da dieta, independentemente de qual seja o objetivo do paciente”, avalia Ingrid.
A expert de Brasília pontua que há pessoas com medo de comer frutas, porém optam por consumir produtos com farinhas. “Embora sejam integrais, não se compara com a qualidade que uma fruta oferece”, reitera.
Ingrid indica procurar um nutricionista para saber a quantidade e os horários corretos de ingerir as frutas para contribuir com o objetivo de saúde e emagrecimento.
Banana pode ou não?
Segundo a nutricionista Karen Souza, a banana até poderia ficar na lista das frutas que não poderiam ser consumidas à noite por ter “mais carboidrato, açúcar”. Entretanto, a “amarelinha” traz triptofano na composição. “É um precursor da serotonina, que é ótimo para antes de dormir”, esclarece.
À coluna, Karen finaliza sobre o consumo de frutas à noite: “Uma coisa sobrepõe a outra. Quando tudo é calculado, dá para ajustar qualquer fruta naquele horário. Vejo que na nutrição, tudo depende”.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.