metropoles.com

Existe alguma fruta que deve ser evitada comer à noite? Nutris revelam

As nutricionistas Karen Souza e Ingrid Albuquerque esclarecem sobre o consumo de frutas à noite. Veja mais detalhes!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Evgenyatamanenko/Getty Images
Foto colorida de mulher pegando maçã-verde dentro de geladeira - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de mulher pegando maçã-verde dentro de geladeira - Metrópoles - Foto: Evgenyatamanenko/Getty Images

No período noturno, mais precisamente antes de dormir, há quem pense em fazer um lanchinho. Entretanto, ao pegar uma fruta, vem à mente a interrogação: “Pode ou não comer banana, manga ou maçã à noite?”. Para maiores esclarecimentos a respeito do assunto, a coluna Claudia Meireles convocou duas nutricionistas.

Em entrevista, as especialistas em nutrição Karen Souza, do Rio de Janeiro, e Ingrid Albuquerque, de Brasília, ressaltam que o consumo de frutas pode muito bem ser feito no turno noturno. “Não tem nenhuma fruta que deve ser evitada comer à noite”, detalha a nutricionista carioca.

Mulheres jovens usando computador em quarto escuro, mulher de suporte de TI
Algumas pessoas têm dúvidas sobre comer frutas à noite: pode ou é melhor evitar?

Por sua vez, Ingrid compartilha que o ideal é escolher frutas de baixo índice glicêmico para ingerir no período noturno, como morango, kiwi, ameixa e abacate. Ela sugere deixar algumas opções para o consumo nos turnos matutino e vespertino, a exemplo da banana, mamão, manga e uva.

“Deixe as frutas com maior índice glicêmico para a parte da manhã e tarde”, orienta a expert de Brasília.

Ingrid explica o motivo de evitar comer carboidratos de alto índice glicêmico à noite: “Tendo em vista que é um momento que estamos chegando perto do descanso, e não há necessidade de uma ingestão tão alta de energia [caloria]. Mas isso não quer dizer que não podemos comer frutas”.

Em relação às opções com alto índice glicêmico, a expert indica acrescentar mais fibras e proteínas na hora de consumi-las. “Utilizar suplemento proteico e aveia junto da fruta de sua preferência é uma boa forma de consumo no período noturno”, recomenda.

Foto de stock de Muitos morangos frescos vendidos no mercado
O morango é uma fruta de baixo índice glicêmico

A nutricionista Ingrid Albuquerque enfatiza: “Não devemos ter medo de comer frutas”. A especialista descreve esses alimentos como “excelentes” e menciona alguns benefícios de consumi-los. “São ricos em vitaminas, minerais e fibras, capazes de melhorar a saúde intestinal”, lista.

“As frutas ajudam a regular a produção de hormônios e neurotransmissores; previnem o envelhecimento; promovem saciedade; e auxiliam no emagrecimento. São ótimas aliadas da dieta, independentemente de qual seja o objetivo do paciente”, avalia Ingrid.

A expert de Brasília pontua que há pessoas com medo de comer frutas, porém optam por consumir produtos com farinhas. “Embora sejam integrais, não se compara com a qualidade que uma fruta oferece”, reitera.

Foto de alguns abacates dentro de uma tigela acima de um pano - Metrópoles
Outra opção para ser ingerida à noite é o abacate

Ingrid indica procurar um nutricionista para saber a quantidade e os horários corretos de ingerir as frutas para contribuir com o objetivo de saúde e emagrecimento.

Banana pode ou não?

Segundo a nutricionista Karen Souza, a banana até poderia ficar na lista das frutas que não poderiam ser consumidas à noite por ter “mais carboidrato, açúcar”. Entretanto, a “amarelinha” traz triptofano na composição. “É um precursor da serotonina, que é ótimo para antes de dormir”, esclarece.

À coluna, Karen finaliza sobre o consumo de frutas à noite: “Uma coisa sobrepõe a outra. Quando tudo é calculado, dá para ajustar qualquer fruta naquele horário. Vejo que na nutrição, tudo depende”.

Foto colorida de mulher comendo banana à noite - Metrópoles
Comer banana à noite favorece a produção do hormônio do bem-estar

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?