Ex-rei da Bélgica Albert II é hospitalizado em Bruxelas
O atual rei da Bélgica, Philippe, filho de Albert II, cancelou um compromisso oficial para fazer uma visita ao pai
atualizado
Compartilhar notícia
O rei da Bélgica Albert II foi levado ao hospital em Bruxelas, na manhã dessa terça-feira (27/6), com “sinais de desidratação”, conforme anunciou o palácio. Segundo o comunicado, o antigo monarca, que abdicou ao trono em favor do filho em 2013, foi “internado como medida de precaução”.
“Os exames estão sendo feitos. Ele está consciente”, informou o porta-voz. No entanto, o atual rei da Bélgica, Philippe, filho de Albert II, cancelou um compromisso oficial para fazer uma visita ao pai. O príncipe Laurent, filho mais novo do ex-monarca, também foi visto no local onde ele está hospitalizado, de acordo com o Royal Central.
O comentarista real Wim Dehandschutter compartilhou no Twitter uma atualização de que o rei Albert já está “se sentindo melhor”, mas deve permanecer por pelo menos dois dias em observação.
Caso extraconjugal
Filho mais novo do rei Leopoldo III, Albert II é pai do rei Philippe, atual monarca da Bélgica. Ele assumiu o trono em 1993 e reinou até 2013, quando abdicou e passou a coroa para o seu filho, que hoje tem 63 anos.
No momento da abdicação, Albert mostrou-se preocupado com a saúde. Segundo a BBC, ele discursou afirmando que sua idade e saúde não estão mais permitindo desempenhar suas funções como gostaria. “O príncipe Philippe está bem preparado para me suceder”, falou.
Contudo, a desistência ocorreu logo depois que ele foi convidado a comparecer ao tribunal enquanto a artista Delphine Boël procurava provar que ele era seu pai biológico. Após uma batalha legal de sete anos, um teste de DNA confirmou que ela é, sim, filha do rei.
Apesar de a mãe de Delphine, a baronesa Sybille de Selys Longchamps, não fosse casada com o ex-monarca, um tribunal de Bruxelas decidiu que a artista tem os mesmos direitos legais de seus outros filhos, incluindo um título real.
Leia: Princesa rejeitada da Bélgica encontra pai, o ex-rei Albert, pela 1ª vez
Delphine Boël encontrou-se com o pai pela primeira vez em outubro de 2020, passando a participar da família real belga, e até mesmo frequentando eventos oficiais ao lado dos meio-irmãos e do pai.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.