Evento de degustação de vinhos chega ao DF com edição beneficente
Coquetel marcou a abertura do evento que, nesta edição, trouxe vinícolas menores e destinará parte da renda ao Rio Grande do Sul
atualizado
Compartilhar notícia
Um encontro especial voltado à degustação de vinhos e queijos teve sua abertura celebrada na última sexta-feira (24/5) no Casapark. O projeto Vinho na Vila, idealizado e produzido por Larissa Fin, já está em sua terceira edição na capital federal. Desta vez, a iniciativa tem como diferencial a oportunidade dada a vinícolas menores e parte da renda destinada ao Rio Grande do Sul.
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, Larissa afirma que o evento surgiu em 2016 na Vila Madalena, em São Paulo. “A ideia inicial sempre foi trazer as vinícolas do interior para as vilas, que eram as cidades. E, no caso, rodar o Brasil. Antes, ficaríamos mais em São Paulo ou no Rio de Janeiro. Mas, com o passar dos anos, surgiu a oportunidade de vir pra Brasília, a convite do Casapark”, conta.
A primeira realização do projeto na capital ocorreu em 2021. Agora, já é a terceira vez que o encontro desembarca na cidade. Nesta edição, Larissa priorizou dois fatores: valorizar as vinícolas menores e destinar parte da renda arrecadada ao Rio Grande do Sul, região afetada por inundações e enchentes.
Confira os highlights:
“Quando começaram os problemas lá no Sul, ali no começo de maio, nós estávamos no Rio de Janeiro. Então mudamos um pouco o escopo do projeto. Trouxemos mais vinícolas gaúchas pequenas, para ajudá-las a ter um espaço onde vender. Fizemos um esforço coletivo para trazê-las, porque muitas não tinham acesso, devido ao fechamento do aeroporto de Porto Alegre”, diz.
Outra premissa do evento deste ano é dispor 35% das vendas no Vinho da Vila tanto em Brasília quanto em Goiânia ao projeto gaúcho Volunteer, que vem ajudado pessoas que tiveram suas casas afetadas no Rio Grande do Sul. “É muito legal poder vir degustar vinhos, conhecer as vinícolas e ainda fazer o bem, né?”, frisa Larissa.
Anderson Buffon, nome à frente da Vinícola Buffon, é um dos participantes do encontro de vinhos no Casapark. À coluna, ela compartilha detalhes sobre sua vinícola familiar pequena: “Ficamos em Faria Lemos, Bento Gonçalves, que foi uma das regiões atingidas pelas enchentes. Mas, graças a Deus, pela posição que nós estamos, não fomos atingidos”.
“A Buffon é uma vinícola pequeninha, uma agroindústria do estado do Rio Grande do Sul, onde produzimos as próprias uvas e elaboramos nossos próprios vinhos e espumantes. Produzimos, em média, 15 mil garrafas por ano de todos os produtos. Aqui, hoje, trouxemos uma linha de vinhos que homenageia a imigração italiana no Rio Grande do Sul”, explica.
Segundo Anderson, a seleção se trata de castas italianas. “Cada rótulo aqui vai traduzir a música América, América, que é um hino nosso lá da imigração. A nossa família tem origem de Cison di Valmarino, em Treviso. Meu tataravô veio para Bento Gonçalves em 1886. Em 1920, ele começou a produzir uvas. Então, há mais de 100 anos, a gente produz uvas. E eu e a minha irmã somos da quinta geração”, continua.
Confira as fotos da abertura do evento, por Wey Alves:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.