Eumano Silva e Gilberto Alves lançam o livro O Levante dos Ribeirinhos
Noite de autógrafos foi marcada por coquetel realizado no restaurante Carpe Diem
atualizado
Compartilhar notícia
O experiente jornalista Eumano Silva e o repórter fotográfico Gilberto Alves lançaram, na última quarta-feira (27/2), o livro O Levante dos Ribeirinhos. Amigos e colegas de diferentes veículos formaram uma longa fila para garantir autógrafo dos autores, no restaurante Carpe Diem.
O livro nasceu de uma matéria especial publicada no portal Metrópoles. Os autores embarcaram para o oeste da Bahia, onde permaneceram por oito dias, e puderam conversar com líderes dos ribeirinhos a respeito da revolta com a falta d’água.
“Voltamos com o trabalho para Brasília e apresentamos para a Lilian Tahan. Ela prontamente abraçou o projeto. Retornamos ao local com toda a estrutura do Metrópoles, como vídeo e drone. Então, publicamos. Ganhamos um prêmio de fotografia pelo conjunto. E o Luiz Oliveira achou que valia virar um livro”, contou Eumano Silva.
Nas viagens do Metrópoles pelo oeste da Bahia, a equipe visitou fazendas e entrevistou ribeirinhos e autoridades locais. Líderes de associações de pequenos agricultores fizeram relatos, registrados em vídeo, sobre embates físicos com empregados do agronegócio. Acusado de comandar uma rede de pistolagem na região, um ex-policial militar que presta serviços de segurança para as empresas também deu depoimento.
Para descrever as características e particularidades desse pedaço do Brasil, a reportagem recorre à estrutura narrativa do livro Os Sertões, de Euclides da Cunha. No clássico sobre a Guerra de Canudos, o escritor carioca divide o relato em três partes: A Terra, O Homem e A Luta. Sob essa inspiração, o trabalho sobre o oeste baiano apresenta-se compartimentado nos títulos Os Conflitos, As Terras e O Povo.
Esse não é o primeiro projeto dos autores. Eumano Silva é ganhador do Prêmio Buriti, de 2005, pelo livro Operação Araguaia – Arquivos Secretos da Guerrilha (Geração Editorial). Em 2017, ele lançou outro livro, A morte do diplomata – Um mistério arquivado pela ditadura (Tema Editorial).
A reportagem sobre os ribeirinhos foi publicada em julho de 2018, mas ganhou versão impressa pela Editora Metrópoles – que também pode ser adquirida em e-book.
Confira os cliques: