metropoles.com

“Eu vou tomar um tacacá”: veja benefícios do caldo antienvelhecimento

A nutricionista Priscilla Dias, do Pará, elenca as propriedades do tacacá, caldo típico do estado da região Norte. Confira os benefícios!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pollyana Ventura/Getty Images
Foto de tacacá em uma tigela com colher de pau - Metrópoles
1 de 1 Foto de tacacá em uma tigela com colher de pau - Metrópoles - Foto: Pollyana Ventura/Getty Images

Eu vou tomar um tacacá“. Só de ler o trecho, o cérebro dá um “estalo” e traz a melodia da música Voando Pro Pará, da cantora Joelma. O verso da canção remete a um prato típico do estado da região Norte do Brasil. Feito com camarão, tucupi, jambu e goma de mandioca, o prato soma inúmeros benefícios, inclusive, ter propriedades antioxidantes que funcionam como fonte antienvelhecimento.

A Coluna Claudia Meireles não “voou” para o estado da região Norte, mas contactou a nutricionista Priscilla Dias. Com especialização em nutrição clínica e materno-infantil, ela atende em solo paraense e tem formação pelo Centro Universitário do Pará (Cesupa). A expert se graduou em 2006.

Foto colorida de caldo com camarão dentro de tigela com sousplat de trama de palha - Metrópoles
O caldo é típico do Pará

De acordo com Priscilla, o tacacá pode muito bem ser caracterizado como um prato “nutritivo”. “É uma boa fonte de proteínas, vitaminas e minerais”, salienta. Por conter camarão, o caldo integra bons níveis de proteínas, “essenciais para a construção e manutenção dos músculos, ossos e tecidos”.

Ingredientes do prato, o jambu e o tucupi são ricos em vitamina C, nutriente importante para o sistema imunológico. A especialista em nutrição clínica lista outros benefícios do prato paraense: “O tucupi também é rico em vitamina A, fundamental para a visão. Também tem concentração de cálcio e de ferro. É usado para curar a ressaca”.

tacacá
O caldo soma benefícios para o organismo

Além de fortalecer o sistema imunológico e proteger a saúde da visão, comer tacacá fortalece os ossos e dentes, ajuda na digestão, alivia dores e dispõe de propriedades anti-inflamatórias e antienvelhecimento em razão do jambu.

“O jambu é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, antibacterianas e anestésicas. O alimento apresenta vitamina C, nutriente importante para o sistema imunológico”, explica Priscilla Dias.

Antienvelhecimento

A nutricionista paraense esclarece a respeito do tacacá ser um caldo com benefícios antienvelhecimento. Como leva jambu no modo de preparo, o prato tende a “ajudar a reverter o envelhecimento por meio de suas propriedades antioxidantes”, garante a expert.

Foto colorida de jambú - Metrópoles
Jambu apresenta propriedades anti-inflamatórias

“Os antioxidantes contribuem com a proteção das células do organismo contra os danos causados pelos radicais livres. Essas moléculas podem causar danos celulares, levando ao envelhecimento e ao desenvolvimento de doenças crônicas”, menciona Priscilla.

Ajuda a emagrecer?

Aos interessados em perder peso, a especialista em nutrição clínica assegura que o tacacá não é um alimento de baixo teor calórico. “Quem está no processo de emagrecimento tem que consumir com moderação. É um caldo de alto valor nutricional”, finaliza.

Foto de ingredientes do caldo de tacacá em uma colher de pau. Atrás, há uma panela - Metrópoles
O caldo não é recomendado para quem almeja emagrecer

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?