Estudos revelam 10 alimentos que podem diminuir o risco de câncer
De acordo com o portal de saúde Healthline, estudos revelam que algumas iguarias possuem compostos benéficos que reduzem as chances da doenç
atualizado
Compartilhar notícia
Uma pesquisa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelou que a doença está entre o principal problema de saúde pública no mundo e entre as quatro maiores causas de morte antes dos 70 anos de idade em vários países. No Brasil, o triênio 2020/2022 apontou o surgimento de 625 mil novos casos.
Não existe uma única causa para o desenvolvimento de câncer, mas o que comemos pode influenciar fortemente. De acordo com o portal de saúde Healthline, estudos revelam que algumas iguarias contam com compostos benéficos que podem diminuir o risco de ter um tumor. Abaixo, confira 10 alimentos selecionados pelo site americano.
1. Brócolis
O vegetal contém sulforafano, um composto que tem propriedades anticancerígenas. Um estudo em tubo de ensaio divulgado na National Library of Medicine revelou que o composição presente no brócolis diminuiu o tamanho e número de células de câncer de mama em até 75%. Outra pesquisa feita em camundongos reduziu o volume do tumor de próstata em 50%.
O Helthline alerta que o item pode ajudar a diminuir os riscos, mas que todos os estudos não analisaram os efeitos diretos do problema em humanos.
2. Cenouras
O alimento pode reduzir em até 26% o risco de câncer no estômago e 18% o de próstata; além de tumores no pulmão.
É importante ressaltar que as teses mostram uma associação entre o consumo dos alimentos e o problema, mas não levantam outros fatores que podem contribuir para o seu desenvolvimento.
3. Feijão
Estudos em humanos e animais descobriram que o consumo do feijão pode reduzir os riscos de tumores colorretais e câncer de cólon.
4. Bagas
As bagas são frutas carnudas que tem polpa, onde encontram-se as sementes, a exemplo de uvas e goiabas. Elas são ricas em antocianinas — pigmentos vegetais com propriedades antioxidantes que diminuem a chance de ter a doença.
Segundo o Healthline, uma análise humana realizada com mirtilo, por sete dias, em 25 pessoas com câncer colorretal, reduziu o crescimento das células tumorais em 7%. Já uma pesquisa em animais descobriu que framboesas pretas diminuíram a incidência da patologia no esôfago em até 54% e outros tipos da doença em 62%.
5. Canela
Conhecida pela capacidade de aliviar inflamações, a especiaria ajuda a bloquear a disseminação e crescimento de células cancerígenas. Testes em tubos de ensaio apresentaram resultados positivos no câncer de cabeça e pescoço.
6. Nozes
Algumas dissertações descobriram que uma maior ingestão do fruto regularmente pode diminuir o risco de tumores colorretal, pancreático e no endométrio. Alguns tipos específicos de nozes, como a castanha-do-pará, são ricas em selênio, e isso pode ajudar a evitar a enfermidade no pulmão.
Um estudo feito em camundongos reduziu a taxa de crescimento das células do câncer de mama em 80% e de outros tipos em 60%.
7. Azeite
Segundo a Healthline, uma revisão composta por 19 estudos revelou que os indivíduos que consumiram mais do óleo reduziram o risco de desenvolver o câncer de mama e no sistema digestivo do que aqueles com menos ingestão.
8. Frutas cítricas
Consumir limões, limas, toranja e laranja pode diminuir os riscos da enfermidade no trato digestivo e respiratório. Uma revisão de nove estudos apontou uma queda nas chances de tumores no pâncreas. Outra pesquisa revela que a ingestão de frutas cítricas, pelo menos três vezes na semana, reduziu o risco da doença de estomago em 28%.
9. Linhaça
Cerca de 32 mulheres com câncer de mama receberam a semente ou um placebo, diariamente, por mais de um mês durante uma pesquisa. No final do estudo, as que consumiram a linhaça apresentaram um aumento na morte de células cancerígenas.
Em uma análise feita com 161 homens com tumor na próstata, houve uma diminuição no crescimento e disseminação das células da doença.
10. Alho
O alho contém alicina, um composto que demonstrou matar células tumorais em estudos feitos em tubo de ensaio. Os resultados mostraram que comer mais alho pode levar à diminuição dos riscos do câncer de estômago, próstata e colorretal.
É importante ressaltar que fatores como obesidade, tabagismo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas colaboram para o desenvolvimento do câncer. Dessa forma, hábitos saudáveis, como a pratica e exercícios físicos, diminuem os riscos do surgimento da enfermidade.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram