Estudo revela os benefícios incríveis de 3 chás de ervas para a saúde
O Harvard Health Publishing listou três chás de ervas e os benefícios de cada para o organismo. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Seja para relaxar, seja por questões de saúde, há quem não abra mão de uma boa xícara de chá e esteja sempre em busca de ingredientes que tragam benefícios para o organismo. Umas das opções são as ervas. De acordo com o Harvard Health Publishing, bebidas feitas de tisanas, misturas ou infusões de frutas secas, flores, especiarias ou ervas em água oferecem poderosos efeitos medicinais.
Como tudo na vida precisa de precaução, o portal americano explica que alguns nutricionistas recomendam o consumo com moderação e aprovação médica, pois podem representar alguns riscos a quem tem apresenta certos quadros, como pressão alta. Além disso, evite consumir a bebida com açúcar e outros aditivos.
De olho no bem-estar dos leitores, o portal da escola de medicina de Harvard revelou por que você deve consumir chás de três ervas específicas para turbinar o bem-estar. Confira!
1. Gengibre
Apesar da falta de pesquisas científicas sobre esse chá, há estudos contundentes sobre o gengibre. Ele tem sido usado como fitoterápico, estimula o sistema imunológico, combate a inflamação e ajuda a tratar uma série de doenças, como dores e síndromes metabólicas.
A raiz contém o antioxidante gingerol, além de vitamina B3 e B6, ferro, potássio e vitamina C.
Mas, atenção! Essa raiz retarda a coagulação do sangue e pode ser potencialmente perigosa para pessoas que tomam medicamentos antiplaquetários, como aspirina, clopidogrel (Plavix) ou medicamentos anticoagulantes, como varfarina (Coumadin), apixabana (Eliquis), dabigatrana (Pradaxa) ou rivaroxabana (Xarelto). Além disso, o gengibre pode causar sangramento durante e após a realização de alguma cirurgia.
Se o pessoa for diagnosticada com algum problema de saúde ou estiver grávida, verifique com o médico se é seguro beber chá de gengibre.
2. Camomila
Mais do que um calmante, a camomila é usada como remédio natural para várias condições de saúde desde os tempos antigos. O Harvard Health Publishing explica que a planta contém uma variedade de fitoquímicos bioativos, principalmente flavonoides que funcionam como antioxidantes. Também tem pequenas quantidades de minerais e vitaminas, como potássio, cálcio, caroteno e ácido fólico, entre outros nutrientes.
O chá de camomila pode ajudar mulheres que sofrem de síndrome pré-menstrual. Pesquisadores divulgaram os efeitos anti-inflamatórios e ansiolíticos da bebida e, curiosamente, os estudos mostraram que ela pode retardar a perda óssea relacionada à idade.
Se você tem um histórico de alergias graves, especialmente a pólen, evite a camomila, pois ela pode ser contaminada com pólen de outras plantas.
3. Hibisco
Este chá oferece benefícios antivirais e cardiovasculares, principalmente devido às antocianinas antioxidantes. Demonstrou ser eficaz contra algumas cepas de gripe aviária e na redução da pressão arterial. Uma revisão de pesquisa mostrou que consumir chá ou extrato de hibisco diminui os níveis ruins de colesterol LDL e triglicerídeos.
Evite bebê-lo se você tomar o medicamento diurético hidroclorotiazida, porque os dois podem interagir negativamente e também pode interferir nos efeitos da aspirina, ainda segundo o portal da escola de medicina de Harvard.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.