metropoles.com

Estudo nos EUA diz que “prescrever” frutas e vegetais aumenta a saúde

Participantes experimentaram a diminuição do açúcar no sangue, do índice de massa corporal e da pressão arterial. Entenda!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pexels
Feira com frutas e vegetais expostos em caixas - Metrópoles
1 de 1 Feira com frutas e vegetais expostos em caixas - Metrópoles - Foto: Pexels

Um estudo realizado com 3.881 moradores de bairros de baixa renda nos EUA forneceu cerca de US$ 63 por mês (R$ 307,47, na cotação atual) para que eles comprassem mais frutas e legumes para consumo próprio. Como efeito, os participantes ingeriram cerca de 30% a mais desses alimentos por dia (em média, 0,85 xícaras a mais de frutas e vegetais para adultos e 0,26 xícaras a mais para crianças).

Os resultados, publicados no Circulation: Cardiovascular Quality and Outcomes, chamaram atenção dos pesquisadores: essas pessoas experimentaram a diminuição do açúcar no sangue, do índice de massa corporal e da pressão arterial.

Para Kurt Hager, autor do estudo e instrutor da UMass Chan Medical School, em Massachusetts, a insegurança alimentar tem impacto na saúde por meio de vários caminhos. Por exemplo, a qualidade geral da dieta, estresse, ansiedade, saúde mental e compensações entre o pagamento de alimentos e outras necessidades básicas, como custos de habitação, serviços públicos e medicamentos.

A recomendação do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA é que os adultos consumam entre 1,5 a 2 xícaras de frutas e 2 a 3 xícaras de vegetais por dia. Alguns fatores impedem esse objetivo, como questões econômicas, de insegurança alimentar e falta de acesso aos mantimentos.

O estudo, portanto, aponta que “fazer prescrições” desses alimentos em mais áreas e por mais médicos, pode ter efeitos positivos duradouros.

Mulher e filho pegando alimentos em feira - Metrópoles
Participantes do estudo experimentaram a diminuição do açúcar no sangue, do índice de massa corporal e da pressão arterial

Um dos resultados de se aumentar a ingestão de frutas e vegetais é a absorção maior de macro e micronutrientes essenciais para o fornecimento de energia, além de um melhor funcionamento do corpo e a prevenção de doenças e inflamações.

As frutas, por exemplo, são fontes de fibras saudáveis ​​para o intestino e o coração; antioxidantes, carboidratos complexos, vitaminas e minerais. Esses compostos auxiliam o sistema imunológico e a saúde cerebral em seus funcionamentos.

Caixas com frutas diversas - Metrópoles
Estudo nos EUA diz que “prescrever” frutas e vegetais aumenta a saúde

Os vegetais, por sua vez, seguem o mesmo caminho. Folhas verdes, feijões, lentilhas, brócolis, repolho, alho, cebola, cebolinha, batatas, cogumelos, entre muitos outros, são ricamente carregados de substâncias que capazes de combater doenças; além de fibras, nutrientes essenciais, minerais e, inclusive, proteína vegetal.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?