Estreia do Metrópoles Fashion & Design faz Museu Nacional vibrar
A 1ª edição do Metrópoles Fashion & Design continua até às 23h desta quinta-feira (6/10), no Museu Nacional da República
atualizado
Compartilhar notícia
Tudo o que o Metrópoles e a Coluna Ilca Maria Estevão se propõem a orquestrar une maestria, dedicação e o universo fashion. Assim ocorre com a primeira edição do Metrópoles Fashion & Design (MFD), evento gratuito que iniciou na tarde dessa quarta-feira (5/10) e continua até às 23h desta quinta-feira (6/10), no Museu Nacional da República. Como seria de se esperar, a abertura aconteceu em grande estilo, reuniu públicos diversos e coloriu o branco da cúpula do monumento com projeções e as cores do festival, o vermelho e o amarelo.
Quem prestigiou a estreia aproveitou para vivenciar as experiências culturais e gastronômicas, além de renovar o guarda-roupa. Os artistas, que se apresentaram no palco montado na área do externa, deram um spoiler de como será a atmosfera animada do festival.
Promessa da música brasileira, Totô de Babalong abriu o lineup do evento. O cantor recepcionou os convidados que chegavam com ritmo dançante. Impossível não se jogar ao som de hits como Caipirinha de Milão. Em seguida, embalaram a noite as DJs Paula Torelly & Pina, a cantora Gaivota e a Banda Lâmina. Ninguém ficou parado!
Ao subirem a rampa do museu ao som de música boa, os convidados se deparavam com Ilca Maria Estevão, nome à frente do evento, e a equipe da coluna, como os jornalistas Rebeca Oliveira, Bruna Nardelli, Rebeca Ligabue, Sabrina Pessoa, Marcella Freitas, Carina Benedetti e Luiz Maza. A idealizadora fez questão de receber a todos, falar um pouco da proposta do festival e agradecer pela presença com um abraço. O público não deixou de registrar nas redes sociais a cúpula do museu estampada com ícones do MFD.
Na entrada da parte do superior do monumento, serviram drinques para brindar à primeira edição do MFD. Após degustarem as bebidas, o público pôde apreciar o interior do espaço. Mais de 20 marcas fundadas na capital federal participam da programação prevista para os dois dias de festival.
Desdobramento da série Moda Brasília — que, semanalmente, apresenta etiquetas e designers locais —, o Metrópoles Fashion & Design visa impulsionar o trabalho autoral dessas empresas, bem como apresentar os novos talentos da cidade.
Dentro da cúpula, os convidados conferiram as criações exclusivas das marcas expostas no estilo de loja pop-up. Na área interna, o comando das picapes ficou sob a responsabilidade dos DJs A, Sony, Ops, Chicco Aquino e Camila Jun. Eles ambientaram as compras do público e o encontro de variados estilos. Depois de adquirirem as peças — roupas, acessórios, móveis e itens de decoração —, os convidados podiam customizar as aquisições com o grafite do artista Gurulino (Pedro Sangeon).
Como em toda boa festa, a parte gastronômica está caprichada no quesito delícia. Food trucks e barracas de comida estavam disponíveis na parte externa. O público pôde se deleitar com churros, churrasquinhos e pipoca. Com patrocínio do Centro Universitário Iesb, o Metrópoles Fashion & Design tem produção do Limonada Projet e do Metrópoles.
Dia 2
Nesta quinta-feira (6/10), das 11h às 18h30, o Metrópoles Fashion & Design conta com rodas de conversa abertas ao público. Cada talk tem a duração de em média uma hora. Entre os temas de moda abordados, estarão sustentabilidade, brechós e upcyling; empreendedorismo e marketing; ancestralidade têxtil; processo criativo e técnicas manuais; registros e patentes de marcas; assim como metaverso e NFTs.
A curadoria dos debates traz a assinatura de Rafaella Lacerda, designer, professora e pesquisadora sobre moda inclusiva, funcional e regenerativa. A brasiliense é docente no curso de graduação do Centro Universitário Iesb desde 2016. A profissional também integra alguns painéis do MFD Festival. No cronograma desse segundo dia de evento, os artistas Gurulino, Camilla Siren e Brixx Furtado farão live painting a partir das 14 horas. Já às 19h, a Trupe Mirabolantes toma conta da área externa com atividades e performances de circo.
Confira os cliques:
Serviço
Produção: Limonada Project e Metrópoles
Identidade visual: Jean Matos
Patrocínio: Centro Universitário IesbMetrópoles Fashion & Design
No Museu Nacional da República
Até 6 de outubro
Aberto ao público
Entrada gratuita
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.