Esteticista das famosas diz que botox e filtro solar prejudicam a pele
Em entrevista exclusiva, a esteticista Roseli Siqueira revela como cuidar da pele sem fortes químicos. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia
Com cinco décadas de profissão, Roseli Siqueira tornou-se uma das mais consagradas esteticistas e cosmetólogas do Brasil. A expertise reflete na agenda disputada por musas tupiniquins, como Izabel Goulart, Mariana Ximenes e Alessandra Ambrósio. Em passagem por Brasília, ela concedeu entrevista à coluna Claudia Meireles e fez fortes revelações sobre o uso do protetor solar e procedimentos estéticos em voga, como o botox e lasers.
A guru da beleza esteve na capital federal para o Spa Day na clínica Roseli Siqueira nessa quinta-feira (19/8). Inaugurado em maio, o espaço está sob o comando de Priscilla Skaf. Quem cuidou do mailing do evento foi a RP Claudia Salomão. Durante o bate-papo, Roseli enfatizou que as pessoas deveriam investir em tratamentos naturais em vez de invasivos. Na avaliação da expert, os procedimentos da moda tendem a prejudicar a pele. “Sempre acreditei na eficácia de frutas, verduras e legumes e da alimentação para a pele”, salienta.
Segundo a esteticista, a musculatura não está pronta para receber algo tão agressivo: “Ao optar por um procedimento invasivo, você não respeita os músculos intrínsecos, que são tensos e colados um no outro. Temos de respeitar todos os ligamentos, que têm uma sinergia com outros grupos musculares”. Por também forçar a estrutura, Roseli explica que a técnica poderá gerar uma atrofia epidérmica e comprometer a parte profunda das células no futuro.
A esteticista avalia que o processo de atrofia epidérmica começa no período de seis meses, tempo geralmente de fazer outra sessão do tratamento estético. No leque de procedimentos danosos à pele, estão o botox, lasers e massagens intensas no rosto. Sobre a toxina botulínica, a expert descreve como “horrível”. “Você está paralisando o rosto e injetando uma substância. Dessa forma, sobrecarrega o sistema linfático”, esclarece.
Ginástica facial
Conforme frisa Roseli, quanto mais ingerir alimentos com condimentos, ou seja, não naturais, e injetar toxinas botulínicas, mais estará afetando o sistema linfático, além de deixar a musculatura imobilizada. Ao contrário de paralisar, a expert recomenda exercitar a região facial: “Os músculos precisam de história. Quando falo isso, é sobre criar uma sequência em sua vida. Se fizer uma ginástica facial, trabalhará a musculatura extrínseca e, também, a intrínseca”.
Abaixo, confira vídeos em que Roseli Siqueira ensina a fazer ginástica facial.
Segundo a guru da beleza, os exercícios trazem a sensação de alívio e bem-estar: “Por gerar uma sensação prazerosa, as atividades melhoram músculos, células, pele, astral, energia e vitalidade interna”. Com o interno em harmonia, as vantagens transparecem no lado externo. Questionada sobre um conselho para levar ao longo da vida, Roseli afirmou: “Acredite na sua memória celular. Vamos trabalhar e fazer ginástica, mesmo que seja cinco minutos por dia, como maneira de alimentar verdadeiramente o corpo e trazer vida nova”.
À coluna, a esteticista destacou a respeito das vantagens dos exercícios para a área dos olhos. Ela garante que as atividades ajudam a aliviar o fundo do órgão responsável pela visão e, consequentemente, contribuem com a melhoria da vista. A cosmetóloga compartilhou as experiências obtidas com esse tipo de ginástica e sugeriu: “Quando estiver cansado, faça um pouco de exercício para a região dos olhos”.
Filtro solar
Na lista de Roseli em que constam os “vilões” para a pele, não há somente os procedimentos invasivos. O filtro solar encabeça as primeiras posições do rol negativo. “Eu sou contra o uso faz 25 anos”, destaca. Ela passou a defender o abandono da fórmula após ler um artigo em uma revista científica francesa. “Compreendi que criaram um mito sobre o filtro solar ser necessário, é uma mentira. O texto tinha a assinatura de médicos da Suíça”, recorda.
Diante da informação, a cosmetóloga começou a tratar da cútis da clientela sem filtro solar. É o caso da cantora Fafá de Belém. “Cuido dela há quase 30 anos. Ela só usa a máscara Sapajjo’s, que hidrata bem a região. A Fafá tem uma pele maravilhosa e toma bastante sol”, atesta. No elenco de clientes fiéis de Roseli Siqueira, também está a modelo Izabel Goulart. A top dispensa o protetor contra os raios ultravioletas e só utiliza fórmulas naturais.
Quando procurou a esteticista, 10 anos atrás, Izabel tinha manchas na pele, conforme lembra a profissional renomada na entrevista: “Atualmente, não tem mais nem usa protetor solar”. Mesmo morando no exterior, a modelo Raica Oliveira só deixa Roseli cuidar da sua pele. Devido às instruções da expert, a top também renunciou às fórmulas contra os raios do sol. Compõem a agenda de atendimentos da especialista Carolina Ferraz, Isabella Fiorentino e Alessandra Ambrosio.
Quem costuma encontrar Roseli, geralmente, pede para fazer uma avaliação da cútis. Na maioria das vezes, ela recomenda que abdique do uso de filtro solar. “O produto está cheio de química”, assegura a expert. Ela pede para a pessoa olhar a pele bem de perto no espelho e esticar. Se notar riscos ou fissuras, o culpado pelas linhas na derme é o protetor contra os raios do sol, diz. “Com o tempo, isso pode aumentar e gerar flacidez”, alerta a guru da beleza. Outro responsável pelos traços responde por maquiagem.
“Maquiagem tem muito sulfato. Isso desvitaliza muito a pele e vai criando rugas no futuro”, afirma a esteticista, com convicção. Escuta-se com frequência sobre evitar ao máximo se expor ao sol, mas Roseli Siqueira defende o contrário e pede: “Tome sol no rosto, sim, porque ajudará a cútis ficar mais grossa, isso rejuvenesce”. A guru instrui hidratar bem a derme com produtos naturais para dar fim aos risquinhos faciais e obter um brilho radiante.
Ácidos
Segundo a profissional, também tem efeito danoso o uso de ácidos, como glicólico, retinoico e ascórbico. “Sou totalmente contra essas fórmulas, porque esticam a pele. Você fica uma Cinderela, mas depois surgem os gruminhos”, avisa. Com 50 anos de carreira na estética, a especialista reitera que as grandes marcas de beleza seguem a receita de o consumidor passar o produto e ficar encantado com o resultado segundos após a aplicação.
“É algo momentâneo. Quinze dias depois, o uso comprometerá as células vivas”, adverte a cosmetóloga. Roseli explicou que os produtos aceleram um ciclo da cútis, tornando-se nocivos ao organismo: “As células nascem na camada germinativa e morrem na superfície da pele. Esse ciclo demora 25 a 29 dias. Com esses tratamentos, fica mais rápido, ou seja, 14 dias. Não é saudável”.
Alimentos
Por dia, uma pessoa deve consumir em torno de 19 aminoácidos para fortalecer o colágeno, conforme frisa Roseli Siqueira. Ela começou a trabalhar com o poder dos alimentos ao descobrir que o cacau tem 800 mil princípios ativos. Para desfilar com uma cútis impecável, ela aconselha ingerir mamão, espinafre, ovo, água e brócolis diariamente. O quinteto contribui com a saúde da derme. “Penso que precisamos ser mais rígidos com a alimentação se queremos ter uma pele bonita e saudável”, sustenta.
Além dos ingredientes, a expert indica apostar em produtos naturais capazes de auxiliar no quesito magnetismo. No leque de alquimias de Roseli, constam fórmulas para não perder a energia do corpo. As composições trazem ouro e prata a fim de melhorar a vitalidade celular. “A minha proposta é como se nós equilibrássemos às células”, destaca. Ela orienta tomar o sol como forma de fortalecer o metabolismo, beber água e ficar descalço, método benéfico ao bem-estar.
Confira os cliques do evento Spa Day:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.