Estes suplementos podem aliviar os sintomas da menopausa; confira
Alguns suplementos podem ser eficazes na redução de sintomas ruins causados pela menopausa, como ondas de calor e problemas para dormir
atualizado
Compartilhar notícia
Com a chegada da menopausa, é comum que as mulheres comecem a sofrer com ondas de calor, suores noturnos, alterações de humor e dificuldades para dormir. Apesar desses desconfortos serem comuns durante essa fase, alguns suplementos possuem substâncias que podem aliviar esses sintomas.
Antes de incluir complementos alimentares na rotina, é importante procurar um médico para saber se não existe alguma contraindicação. Feito isso, desfrute dessa lista feita pelo site Medical News Today com suplementos que são conhecidos por aliviar sintomas do climatério.
Suplementos que ajudam a reduzir os sintomas da menopausa
Probióticos
Os probióticos, bactérias boas que residem no intestino, são responsáveis por promoverem a saúde geral do corpo e agirem na prevenção contra diversas doenças. De acordo com um estudo de 2023, a microbiota intestinal ainda ajuda a aumentar o bem-estar após a cessação definitiva da menstruação.
Segundo a pesquisa, a microbiota também pode ajudar na absorção do cálcio, a reduzir os riscos de obesidade e riscos elevados de açúcar no sangue e a diminuir o risco de câncer de mama e hiperplasia endometrial tipo 1.
Além disso, um estudo de 2021 descobriu que a ingestão de probióticos pode ajudar no equilíbrio hormonal e na saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Apesar dos resultados das pesquisas serem animadores, são necessárias mais pesquisas para compreender os benefícios desses microrganismos.
Black cohosh
O black cohosh, erva medicinal também conhecida como Cimicifuga racemosa, ajuda a aliviar males que acompanham a menopausa, como as terríveis ondas de calor, os distúrbios do sono e a irritabilidade.
Os resultados de pesquisa realizada em 2022 mostraram que a erva pode ser realmente eficaz na melhoria das ondas de calor. Mesmo com o alívio oferecido pela suplementação da erva, a terapia com estrogênio e progesterona pode proporcionar resultados melhores do que o método natural.
Linhaça
Rica em ácidos graxos ômega-3, ácido alfa-linolênico e fibras, a linhaça está associada a uma redução nos sintomas do climatério. Segundo um estudo de 2015, pessoas que tomaram o suplemento da semente durante três meses relataram a diminuição dos desconfortos decorrentes da parada das menstruações.
Cálcio
De acordo com o Medical News Today, algumas pessoas tomam suplementos de cálcio para ajudar a controlar os problemas ocasionados pela menopausa. O mineral age, principalmente, na manutenção da massa óssea, que costuma ficar reduzida durante esse período de alterações hormonais.
Vitamina D
Além da vitamina D ajudar a reduzir os riscos de diversos problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e diabetes, uma pesquisa de 2023 sugere que a suplementação dessa vitamina também pode ser eficaz no tratamento dos sintomas da interrupção definitiva da menstruação.
Erva de São João
A erva de São João (Hypericum perforatum) também age na melhoria do mal-estar causado pela menopausa. Segundo um estudo de 2019, pessoas que tomaram o suplemento da erva três vezes por dia durante três meses obtiveram resultados positivos na redução das ondas de calor e da depressão.
DHEA
O hormônio dehidroepiandrosterona (DHEA) exerce diversas funções no organismo. Uma pesquisa de 2022 mostra que ele também pode aumentar a massa muscular e reduzir as ondas de calor, que são problemas comuns durante o climatério.
Mesmo com os resultados promissores mostrados em artigos, é importante que mais pesquisas sejam feitas para confirmar os benefícios desses complementos alimentares para a redução dos sintomas da menopausa. Por isso, deve-se procurar um médico antes de inserir a ingestão de suplementos na rotina.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram