metropoles.com

Este tratamento para rugas revolucionário é a nova aposta nos EUA

O ácido hialurônico parece ter ganhado um grande concorrente no tratamento de linhas finas e rugas. Descubra qual!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Mulher realizando tratamento estético em paciente mulher
1 de 1 Mulher realizando tratamento estético em paciente mulher - Foto: Getty Images

Os preenchedores faciais são os tratamentos queridinhos dos profissionais da esfera da estética e de seus pacientes. Muito usados para acentuar a estrutura óssea, eles também são capazes de destacar nossas melhores características e restaurar a jovialidade da face.

A maioria dos preenchedores aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA — e os mais conhecidos entre os pacientes — são formulados com ácido hialurônico. No entanto, essa última substância parece ter ganhado um grande concorrente, visto que o Sculptra se tornou a nova aposta no tratamento de linhas finas e rugas.

O Sculptra é o nome comercial dado ao ácido poli-L-lático, um potente bioestimulador que aumenta a quantidade de colágeno nos locais aplicados. Como resultado, ele diminui a flacidez da pele e das estruturas profundas, dando um efeito de lifting que impressiona.

A novidade é que a FDA acaba de expandir o uso aprovado do produto para essa finalidade. Inicialmente, em 2004, o injetável foi formulado para aumentar a produção de colágeno para o tratamento de lipoatrofia associada ao HIV, ou perda de gordura grave no rosto.

Rosto de mulher com marcações de caneta
O Sculptra diminui a flacidez da pele e das estruturas profundas, dando um efeito de lifting que impressiona

Além de permitir mais possibilidades, o novo rótulo poderá abranger um público maior de pacientes, o que significa que ele está, possivelmente, tomando o lugar de outros preenchimentos à base de ácido hialurônico.

O cirurgião plástico facial Michael Somenek comentou a respeito do Sculptra ao site Allure. Segundo ele, com o tempo, os médicos “começaram a notar as melhorias contínuas com a estimulação do colágeno e a volumização do rosto”, levando-os a explorar aplicações adicionais.

Para o especialista, à medida que a síntese de colágeno progride nas próximas seis a 12 semanas, o injetável suaviza a aparência das rugas. Já a dermatologista Marie Hayag falou ao veículo que o efeito é lento e gradual, mas com os melhores e mais naturais resultados a longo prazo.

Médica aplicando injetável em paciente mulher
O novo rótulo poderá abranger um público maior de pacientes

A atualização da FDA quanto ao rótulo do Sculptra consolida o que muitos dermatologistas e cirurgiões plásticos sabem há anos: sua capacidade de camuflar linhas finas e rugas. “Vimos alguns resultados realmente ótimos em termos de redução da linha do sorriso e melhoria da qualidade da pele, algo que nunca foi, realmente, observado anteriormente. Sabíamos que as pessoas tinham um ‘brilho Sculptra’, mas nunca avaliamos isso antes”, afirmou Michael Somenek.

Mudanças

Em relação à fórmula do produto, a empresa farmacêutica Galderma, responsável pelo controle do injetável, ajustou sua diluição e tornou-a mais alta para facilitar a aplicação no paciente, sem, é claro, comprometer seus resultados.

Ainda, os profissionais não vão mais precisar diluir o Sculptra por dias antes do uso. “Anteriormente, nos diziam para deixá-lo marinar na prateleira por alguns dias antes de usá-lo”, explicou o cirurgião plástico facial Michael Somenek.

Vantagens

Diferentemente dos injetáveis à base de ácido hialurônico, os efeitos do Sculptra se tornam mais visíveis ao longo do tempo. Por outro lado, de acordo com Marie Hayag, às vezes, os pacientes que usaram o ácido ao longo dos anos começam a ter uma “aparência pastosa”. No entanto, “você não tem aquela aparência inchada ou pastosa com Sculptra, [porque] dá os melhores e mais naturais resultados ao longo do tempo”, acrescentou.

Mulher loira recebe tratamento injetável de médica
Diferentemente dos injetáveis à base de ácido hialurônico, os efeitos do Sculptra se tornam mais visíveis ao longo do tempo

O tratamento também é considerado semipermanente porque o crescimento do colágeno ativado continua muito além da vida útil média do preenchimento de ácido hialurônico de seis a 10 meses. “Muitos dos meus pacientes adoram poder fazer uma série de tratamentos com Sculptra e obter resultados que duram anos, em vez de ir ao consultório a cada dez meses para outros tipos de preenchimento”, revelou o dermatologista Bruce Katz.

Enquanto Marie Hayag indica o Sculptra a pacientes na faixa dos 40 anos, Michael Somenek sugere a um público mais jovem como um tratamento preventivo. “Perdemos colágeno diariamente por volta dos 30 anos”, explicou ele.

Desvantagens

Embora apresente uma série de vantagens, o Sculptra perde em alguns quesitos quando comparado aos preenchimentos à base de ácido hialurônico. Um dos lados negativos é que ele não é reversível (para casos de nódulos ou inchaços), assim como os outros produtos são. Portanto, seja isso bom ou ruim, o paciente estará comprometido com o resultado por, pelo menos, dois anos.

Por essa razão, a dermato Shereene Idriss lançou uma solução: aderir aos preenchimentos de ácido hialurônico primeiramente no caso de novos pacientes, antes de ir fundo no Sculptra. “Prefiro que eles vejam como respondem ao preenchimento e à alteração de pequenos elementos do rosto”, pronunciou ao Allure. “Prefiro fazer com algo que sei que é reversível, caso decidam que não é para eles”, completou.

Mulher madura se olha no espelho e toca o pescoço
O ideal é aderir aos preenchimentos de ácido hialurônico primeiramente no caso de novos pacientes, antes de ir fundo no Sculptra

Outra ressalva é que as pessoas precisam ser pacientes com os resultados do injetável. “O grande problema com o Sculptra que não vai mudar é que você vai precisar de vários tratamentos”, destacou Shereene Idriss. “Você não pode compará-lo a um enchimento, é realmente um estimulador de colágeno”, colaborou Michael Somenek.

“Eu faço essa distinção no consultório diariamente, porque não é [uma situação] em que você está criando bochechas imediatamente e os pacientes saem do consultório dizendo: ‘Oh meu Deus, eu amo a minha aparência’. Em vez disso, a gratificação com o Sculptra é adiada e os resultados aparecem em câmera lenta, gradualmente, ao longo de uma série de meses e consultas de acompanhamento”, confirmou o cirurgião plástico.

A dermatologista Shereene Idriss ainda frisou que o tratamento é um investimento não só financeiro, mas também de tempo, pois os pacientes precisam massagear seu próprio rosto por alguns dias após o procedimento para obter o produto totalmente integrado. “E o resultado também pode ser um um pouco difícil porque nem todo mundo metaboliza ou produz colágeno da mesma maneira”, advertiu.

O que vem por aí

Se você pensa que os horizontes do Sculptra acabam por aqui, está enganado. Para a dermatologista Marie Hayag, o produto está de olho em conquistar outro rótulo, desta vez, no tratamento de celulites. A observação da médica é no efeito secundário do injetável de melhorar a qualidade, o tom e a textura da pele, especialmente para pacientes com cicatrizes de acne. “Se alguém tem pequenas cicatrizes de acne, eu vi Sculptra melhorar isso ao longo do tempo”, finalizou ela.

“Acho que veremos muito mais sobre o Sculptra”, concluiu o cirurgião plástico facial Michael Somenek.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?