Este composto natural fantástico ajuda a reduzir a gordura no sangue
Existe um composto natural encontrado em plantas capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim em nosso organismo
atualizado
Compartilhar notícia
Você sabia que existe um composto natural encontrado em plantas capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim em nosso organismo? Tratam-se dos fitoesteróis. Considerados um tipo de esterol (classe específica de composto químico), eles são muito semelhantes ao colesterol, tipo de esterol encontrado em humanos. Nas plantas, os fitoesteróis contribuem para a estrutura da membrana celular, assim como o colesterol nos animais.
Apesar de parecer contra intuitivo ingerir esteróis para diminuir o colesterol do sangue, visto que esse último é apenas um tipo de esterol, os fitoesteróis se mostraram bastante interessantes quanto aos seus efeitos no organismo. Eles ajudam a reduzir, com segurança, os níveis de colesterol ruim. Como resultado, combatemos os riscos à saúde, como ataque cardíaco e derrame, além de prevenirmos diabetes e câncer.
“Seu corpo precisa de colesterol para construir células, proteger os nervos e produzir vitaminas e hormônios. Mas muito de um certo tipo de colesterol (LDL ou colesterol “ruim”) pode causar problemas cardíacos se ele se acumular em suas artérias e bloqueá-las”, diz o centro médico acadêmico Cleveland Clinic.
Para manter a dieta em dia e o colesterol alto sob controle, é indicado o consumo de alimentos quem possuem esteróis vegetais naturalmente ou suplementos. Eles podem ser encontrados em frutas e vegetais, grãos integrais, óleos, nozes, gérmen de trigo e queijo ou leite elaborados (fortificados) com fitoesteróis. Outros alimentos em que também foram acrescentados esteróis vegetais são os pães, barrinhas de cereais, chocolates, sucos, margarinas, iogurtes, e mais.
Vale destacar que o produto também é utilizado em cosméticos, como cremes de cuidados com a pele, com a premissa de melhorar a saúde dermatológica.
Recomenda-se uma dieta rica em fitoesteróis ou a sua suplementação diária a pessoas com doenças cardíacas ou com histórico familiar, como também indivíduos que possuem colesterol alto, incluindo hipercolesterolemia familiar (HF), e aterosclerose.
Por outro lado, a ingestão desses compostos não é indicada para pessoas com sitosterolemia, um distúrbio genético no qual o colesterol e os esteróis vegetais se acumulam no corpo.
Embora esse componente seja promissor na guerra contra o colesterol alto, consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.