Estações de esqui: os 10 melhores lugares para se aventurar na Europa
Quer conhecer estações de esqui e não sabe quais? Confira um guia que contempla das mais clássicas até as mais diferenciadas da Europa
atualizado
Compartilhar notícia
Como o Brasil não tem neve, muitos turistas locais buscam destinos para conhecer o fenômeno. Para os aventureiros, as estações de esqui são a aposta perfeita, uma vez que combinam experiências radicais na neve e paisagens espetaculares.
Como existe uma variedade enorme de destinos para os amantes do esporte de inverno, analisamos a lista de melhores estações na Europa da revista de luxo Condé Nast Traveller e selecionamos as 10 que mais valem a visita.
Confira a lista das 10 melhores estações de esqui da Europa:
São Moritz, Suíça
É impossível criar uma lista de estações de esqui sem a presença de São Moritz. Berço dos esportes de inverno, a patinação no gelo ao luar e a prática de skijoring – corrida de cavalos sobre um lago congelado – fazem parte do encanto do local. Além dos esportes e da beleza estonteante, a estação tem atrações noturnas e diárias, inclusive um museu que conta a história do local.
Riksgränsen, Suécia
Estrela dos vídeos de snowboard na década de 1990, Riksgränsen é uma estância localizada no extremo norte da Suécia, na fronteira com a Noruega. Repleto de picos esquiáveis, é uma das apostas mais baratas. Mesmo mais acessível, os celeiros vermelhos com vista para o Lago Vassijaure e as pistas de esqui são de tirar o fôlego.
Verbier, Suíça
Moderna, Verbier mistura pistas de esqui e festas. Aposta perfeita para os jovens, é o ponto de turismo com mais ascensão da Suíça. Os campos de pólvora, principalmente o Stairway to Heaven, são imperdíveis para os que procuram adrenalina, mas é necessário ter cuidado porque as pistas da área não costumam ser apropriadas para quem tem pouca experiência.
Lech, Áustria
Conhecida por ser a queridinha de várias famílias reais, inclusive da icônica princesa Diana, a charmosa estação une pistas de esqui e cafés discretos, ótimos para apreciar os alpinos austríacos e o rio Lech.
Segundo a Condé Nast Traveller, as refeições no local tornam a experiência ainda mais completa. Strudels de maçã quentes e chocolates quentes atraem os visitantes, mas o Hus Nr 8 e o restaurante do Alberg Hotel são os verdadeiros destaques da gastronomia de Lech.
Megève, França
Próxima a Genebra, as ruas de paralelepípedos sem carros, as vistas deslumbrantes do Mont Blanc e as pistas para a família inteira são características notáveis de Megève. Com uma história engraçada, a estância foi fundada em 1916 pela Baronesa de Rothschild, que queria replicar o charme de São Moritz na França. Quando o instrutor de esqui a levou na aldeia, ela se encantou pelo espaço e criou a estação de esqui.
Alpes Sunnmore, Noruega
No centro da Noruega, os Alpes Sunnmore estão em uma paisagem de fiordes fascinantes. Além dos passeios de esqui que sempre terminam com agradecimentos, outros prazeres da visita são as caminhadas para apreciar as belezas que a estação oferece, os piqueniques e os jantares à luz de velas.
Chamonix, França
Aos pés de Mont Blanc e queridinha para praticar o esqui freeride, que consiste em esquiar fora das pistas demarcadas, Chamonix é um lugar muito visitado por guias de esqui e montanhismo. Apesar dos esportes de inverno serem principal motivo das visitas, o charme da cidade e os restaurantes de qualidade deixam os turistas encantados.
Pradollano, Espanha
Mais ao Sul da Europa, a estação conta com pistas surpreendentes que recebem corridas de esqui da Copa do Mundo e multidões da elite. De acordo com a Condé Nast Traveller, o local também se destaca por ter como passar dias esquiando e depois descer a montanha e visitar lugares das redondezas, como Granada – onde fica grandioso palácio mourisco de Alhambra – e praias espanholas.
Villars-sur-Ollon, Suíça
Local perfeito para os mais reservados, essa estação está entre as favoritas da realeza europeia e dos que querem fugir de paparazzi. Com pistas infantis e tranquilas, os esquiadores mais avançados precisam praticar esqui no interior para conseguirem experiências mais radicais. Os restaurantes rústicos e a antiga ferrovia de montanha, que ainda transporta os esquiadores, tornam o local ainda mais charmoso.
Cortina D’Ampezzo, Itália
Uma das estações de esqui mais antigas e caras da Europa, a Rainha das Dolomitas é um dos destinos mais bonitos dos Alpes Italianos. Além das pistas de esqui nas belas montanhas, as trilhas e lagos também são passeios imperdíveis. A junção entre programações radicais e românticas tornam o destino deslumbrante.