Especialistas revelam hábito comum que deixa o metabolismo mais lento
Profissionais da saúde afirmam que esse hábito muito comum pode deixar o metabolismo lento e atrapalhar o processo de perda de peso
atualizado
Compartilhar notícia
Além de ser crucial para o bom funcionamento do organismo, ter um metabolismo equilibrado ajuda a gastar mais energia e, consequentemente, a queimar mais calorias. Apesar disso, muitas pessoas cultivam hábitos que desaceleram o processo metabólico e atrapalham o emagrecimento — um deles é dormir pouco, sem priorizar as horas de sono necessárias ou sem manter um lifestyle que possibilite um descanso de qualidade.
De acordo com a nutricionista Marcelle Barcelos e a médica pós-graduada em nutrologia Patrícia Santiago, o momento do descanso costuma ser extremamente negligenciado.
Ele, porém, é mais “precioso” do que se pode supor, e ajuda a manter o equilíbrio hormonal e impulsiona a saúde do corpo. “O sono influencia em diversos pontos do metabolismo, como a regulação hormonal, a sensibilidade à insulina e a redução da taxa metabólica basal”, destaca Patrícia.
Segundo um artigo publicado no International Journal of Endocrinology, a privação do sono causa desequilíbrio hormonal e afeta a produção de hormônio do crescimento e de cortisol, o que eleva os riscos de desenvolver obesidade e diabetes.
“Sono de má qualidade e estresse atrapalham a produção adequada de alguns hormônios, mas podemos dizer que o cortisol é o que interfere de forma mais direta no metabolismo, pois, quando em excesso, diminui a produção dos hormônios da tireoide”, afirma Marcelle Barcelos.
Patrícia Santiago, então, indica manter a rotina: tente dormir e acordar sempre no mesmo horário. Crie, ainda, um ambiente adequado para o descanso.
Outras formas de melhorar a pausa noturna é praticar técnicas de relaxamento, como meditação ou leitura; e evitar estímulos, como cafeína e eletrônicos, antes de dormir.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.