metropoles.com

Especialistas desmascaram alimentos saudáveis que são ultraprocessados

A médica Lorena Cariello e a nutricionista Leticia Canelada frisaram que alguns alimentos são ultraprocessados disfarçados de saudáveis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Happy_lark/Getty Images
Foto colorida de barras de cereais e de proteína em fundo rosa. Há frutas e granola ao redor dos alimentos - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de barras de cereais e de proteína em fundo rosa. Há frutas e granola ao redor dos alimentos - Metrópoles - Foto: Happy_lark/Getty Images

Ao transitar pelos corredores de um supermercado, não é difícil encontrar produtos com o rótulo de saudável. Quem busca ter uma alimentação balanceada e que favoreça o bom funcionamento do organismo acaba por colocar algumas dessas opções no carrinho de compras. Entretanto, alguns alimentos com “selos” de que fazem bem à saúde são “venenos” disfarçados, ou melhor, entram no rol de ultraprocessados.

Para desmascarar esses ultraprocessados categorizados de “saudáveis”, a coluna Claudia Meireles contou com a expertise da médica pós-graduada em nutrologia Lorena Cariello, do Rio de Janeiro; e da nutricionista Leticia Canelada, de São Paulo. Ambas fazem parte do Instituto Nutrindo Ideais. As duas especialistas foram convocadas a listar cinco alimentos que trazem a etiqueta de que beneficiam a saúde, mas, na verdade, provocam o contrário.

Foto colorida de fatias de peito de peru em cima de tábua - Metrópoles
O peito de peru é um dos alimentos listados pela médica

Lista dos alimentos

A listagem de Lorena engloba o peito de peru, farinha láctea, sucos de caixinha e biscoitos integrais. Já Letícia elenca a barra de proteína, iogurte adoçado ou com sabor, granola e doce “fit”. Uma unanimidade entre as duas experts é a barra de cereais. De acordo com a nutricionista, incluir essas opções na rotina aumenta o consumo de açúcares e adoçantes, o que eleva o risco de resistência à insulina, obesidade, inflamação crônica e diabetes.

“Dependendo do adoçante utilizado, a saúde da sua microbiota intestinal pode ser prejudicada. Ir ao banheiro diariamente não é garantia de um intestino saudável”, defende a expert em nutrição clínica funcional. Lorena, por sua vez, complementa que os alimentos mencionados costumam também ser ricos em sódio, gorduras e carboidratos ruins, e pobres em vitaminas, minerais e fibras.

Foto colorida de pote com iogurte dentro - Metrópoles
Iogurtes adoçados ou com sabor devem ser evitados, conforme explica a nutricionista

“A falta de nutrientes essenciais pode comprometer a nutrição a longo prazo”, sustenta a médica pós-graduada em nutrologia. Segundo Lorena Cariello, ingerir esses alimentos com frequência gera “consequências para a saúde”, como doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. Em relação às crianças, ela pontua que o consumo desses ultraprocessados disfarçados impacta no desenvolvimento infantil.

A nutricionista Leticia Canelada destaca que alguns aditivos e conservantes presentes nos alimentos ultraprocessados com o rótulo de “saudáveis” são “potenciais disruptores endócrinos”. “Afetam o equilíbrio hormonal e aumentam o risco de doenças metabólicas”, salienta. Para evitar levar para casa essas opções, as duas especialistas recomendam ficar de olho nos rótulos.

Foto colorida de menina ruiva tomando suco de caixinha - Metrópoles
A médica pontua que o consumo de ultraprocessados por crianças requer cuidado

Rótulos

“Você deve sempre ler a lista de ingredientes e deixo um aviso: produtos ultraprocessados tendem a ter uma lista extensa com ingredientes desconhecidos, como aditivos, conservantes e emulsificantes”, detalha a nutricionista. Assim, Lorena aproveita para dar a dica: “Rótulos com mais de cinco ou nomes pouco familiares e que não fazem parte do seu dia a dia na cozinha devem te deixar em alerta”.

A médica pós-graduada em nutrologia explica que o açúcar surge com nomes disfarçados nas embalagens. “Por exemplo, sacarose, maltodextrina, glicose e xarope de milho. Se um desses aparecer como o primeiro ingrediente da lista, o produto provavelmente tem muito açúcar”, elucida. Ao rol de denominações, a nutricionista com especialização genômica nutricional acrescenta “o melaço, mel, néctar e concentrado de frutas”.

“No caso dos adoçantes, não se deixe levar pela ideia de ‘não tem açúcar, portanto, é saudável’”, aconselha Leticia. Ela prossegue: “Ingredientes como aspartame, sucralose, acessulfame K, ciclamato e maltitol são frequentemente usados para adoçar alimentos sem calorias ou poucas calorias e, inclusive, ocasionam impactos negativos no metabolismo e na microbiota intestinal.”

Foto colorida de mulher olhando rótulo de embalagem de suco em corredor de supermercado - Metrópoles
A nutricionista detalha sobre como analisar os rótulos e as informações nutricionais fixados nas embalagens dos alimentos

A nutricionista indica verificar se há a presença de gorduras hidrogenadas e de óleos vegetais refinados, a exemplo do de palma, soja, algodão e canola, na lista de ingredientes. “São prejudiciais à saúde cardiovascular”, afirma. Ao finalizar, Leticia ressalta: “Atenção aos produtos que contêm glutamato monossódico, nitritos ou níveis elevados de sal, mesmo que sejam apresentados como naturais ou integrais.”

A médica Lorena Cariello frisa que alimentos titulados como “light”, “fitness” e “rico em fibras” merecem cuidado tanto na compra quanto no consumo: “Esses termos normalmente mascaram ingredientes ultraprocessados”. Ela sugere comparar a quantidade de gorduras saturadas e ver se há menção de gorduras trans na tabela de informação nutricional. Caso as orientações sejam confirmadas, a expert instrui “evitar o consumo”.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?