Especialista lista benefícios surpreendentes do chá verde para a saúde
De ação neuroprotetora a auxílio na perda de peso, saiba o que o chá verde é capaz de fazer por você!
atualizado
Compartilhar notícia
Obtido a partir da infusão da planta Camellia sinensis, o chá verde é um ingrediente fácil de ser encontrado nos supermercados e um grande aliado para quem preza por uma vida saudável. Considerado um dos chás mais populares do Brasil, ele pode ser preparado com suas folhas picadas ou por meio de sachês prontos. Basta colocar água quente, esperar de três a cinco minutos e, por fim, servir.
Convocado pela coluna Claudia Meireles, o nutricionista e farmacêutico Alessandro Palatucci Bello listou alguns benefícios incríveis dessa poderosa bebida para a saúde como um todo. De ação neuroprotetora a auxílio na perda de peso, saiba o que o chá verde é capaz de fazer por você:
De acordo com o especialista, o ingrediente age como anti-inflamatório, mas também é um excelente diurético, promovendo a excreção da urina, e, consequentemente, retirando toxinas do corpo. “O chá verde também é adstringente, ou seja, consegue controlar o sangramento e curar feridas”, afirma.
Alessandro conta, ainda, que o ingrediente é tradicionalmente utilizado para diminuir as flatulências, assim como melhorar a digestão. “Estudos descobriram que a substância da Camellia sinensis combate úlceras, espasmos musculares, hipertensão e infecções bacterianas, além de ajudar a reduzir a replicação de vírus, como o da influenza”, comenta.
O chá verde também funciona como regulador da temperatura corporal, controlador dos níveis de açúcar no sangue e estimulador cognitivo, o que melhora os processos mentais. O nutricionista acrescenta, ainda, que a bebida tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e retardando, assim, o envelhecimento celular.
Segundo o profissional, outro proveito adquirido pelo processo neuroprotetor do ingrediente é a prevenção de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson. Complicações cardiovasculares também podem ser evitadas. “Pessoas que bebem pelo menos três xícaras de chá verde por dia têm um risco 2% menor de sofrer um AVC”, informa.
Além de combater artrite e artrose, o chá verde é capaz de ajudar no processo de emagrecimento, quando combinado a uma dieta equilibrada e a atividades físicas. “Ele também pode induzir ao relaxamento, pois é rico em L-teanina, que é um aminoácido que ajuda no relaxamento muscular”, complementa.
Contraindicações
Alessandro explica que gestantes, lactantes e crianças devem evitar o consumo de chá verde, devido ao alto teor de cafeína. “Pessoas sensíveis à cafeína podem ter efeitos colaterais como insônia (dependendo do horário de ingestão), aumento da ansiedade, aceleração da frequência cardíaca ou tremores leves”, adverte.
Dose diária
O especialista recomenda ingerir de duas a quatro xícaras de chá verde por dia, sempre entre as refeições — para que não atrapalhe a absorção de alguns nutrientes, como ferro e cálcio. “No entanto, se o paciente for hipertenso, o indicado é que ele consuma no máximo três xícaras”, ressalta.
Aos que optarem por chá verde em cápsulas, o nutricionista afirma que, geralmente, sugere-se uma cápsula a cada duas vezes ou três vezes ao dia, dependendo da dosagem e das necessidades de cada indivíduo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.