metropoles.com

Especialista lista 10 dicas que ajudam a diminuir a queda dos cabelos

O médico e tricologista Ademir C. Leite Jr. revela que o comprometimento do paciente é um fator que auxilia no sucesso do tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
bymuratdeniz/Getty Images
Woman having problem with hair loss
1 de 1 Woman having problem with hair loss - Foto: bymuratdeniz/Getty Images

Ver o volume dos fios diminuindo excessivamente a cada dia é um sinal de que algo pode não estar indo muito bem. A situação acende um alerta de que é hora de buscar um especialista para descobrir as motivações e evitar o agravamento do quadro. Puerpério, desordens nutricionais, anemias, estresse e alterações hormonais são alguns fatores que contibuem para o aumento da queda capilar.

A abordagem profissional ajudará a recuperar o ritmo saudável do crescimento, além de equilibrar a perda de fios que, naturalmente, caem cumprindo o ciclo de reposição esperado. Para além disso, o comprometimento do paciente é outro fator essencial para o sucesso do tratamento. Quem faz essa revelação é o médico e tricologista certificado pela Internacional Association of Trichologists (IAT), Ademir C. Leite Jr.

“Há muitos diagnósticos de queda capilar que são mais prontamente reversíveis quando o paciente tem um envolvimento no tratamento que o faz alterar hábitos que são nocivos para a saúde em geral”.

Ademir C. Leite Jr.
O especialista leciona sobre o tema há 15 anos

Dessa forma, o profissional fez uma lista com 10 coisas que as pessoas devem fazer e que vão ajudar no diagnostico precoce e no processo de fortalecimento das madeixas. Confira:

1- Reduzir o estresse

Boa parte dos pacientes que reclamam de queda capilar apresentam ou apresentaram algum tipo de tensão que pode ser o causador do problema.

2- Ficar atento ao couro cabeludo

Caspa, descamação, feridas, dor e coceira na região fazem parte dos sinais mais recorrentes atendidos na clínica.

Fique atento aos sinais e veja se é hora de procurar ajuda médica
3- Manter a limpeza e higienização do couro cabeludo

O receio de ver os fios caindo durante o banho é, estranhamente, uma causa para que algumas pessoas evitem lavar as madeixas. “Isso é um paradoxo, uma vez que a higienização correta e rotineira colabora para a saúde capilar. Se houver um indicativo de perda acentuada de fios, que seja percebido na lavagem, deve ser levado a consultório para somar informações no diagnóstico. Lavar os cabelos não potencializa a queda. Na verdade, deixar a área suja por muito tempo contribui para o agravamento do quadro”, afirma o médico, que é diretor científico do CAECI Educacional e consultor de desenvolvimento de cosméticos e suplementos nutricionais.

4- Fazer exercícios físicos

Praticar atividades física traz vários benefícios à saúde, inclusive às madeixas. Ao liberar endorfinas, o estresse diminui e, consequentemente, a queda capilar.

5- Diminuir o consumo de álcool

Ademir C. Leite explica que “a ingestão de álcool provoca aumento da produção de radicais livres no nosso corpo e gera inflamação em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo”.

Além disso, a bebida alcoólica desgasta o organismo, pois exige do nosso corpo um esforço maior para metabolização do etanol. Esse desgaste é um dos motivos que podem contribuir para o problema.

O volume dos fios diminuindo excessivamente é um sinal de que algo pode não está indo muito bem e é necessário procurar um especialista
6- Evitar fumar

De acordo com o médico, é provado cientificamente que o fumo, por produzir radicais livres em nosso corpo, faz os fios caírem numa frequência acima do normal.

7- Evite a automedicação

A automedicação é um hábito comum, porém perigoso, que pode acarretar danos importante a saúde, principalmente se não houver o suporte de um profissional especializado.

8 – Corrigir problemas hormonais
Problemas hormonais estão entre as causas comuns da queda de cabelo

Infelizmente, a quedas dos cabelos também estão relacionadas a problemas hormonais. Mas, Ademir pondera que o diagnóstico e a correção deste problema é suficiente para interromper o declínio dos fios.

8- Procure um médico

“Boa parte dos pacientes que chegam à clínica já tiveram experiências com fórmulas milagrosas ou com produtos que prometem tratar a queda a queda das madeixas e que são vendidos aos montes em farmácias, supermercados e na internet. Quando se dão conta, percebem que perderam tempo e cabelos com soluções que não ajudaram em nada”, avalia o médico.

Com a ajuda de um médico, além do diagnóstico bem-feito, você sairá com uma prescrição efetiva.

10- Controle da ansiedade

O profissional, que possui mestrado em Psicologia Clínica pela PUC-SP, diz que muitos pacientes buscam respostas rápidas para o contratempo, mas as madeixas não se recuperam da noite para o dia. Dessa forma, a ansiedade agirá como estresse, causado um efeito contrário ao almejado.

Puerpério, desordens nutricionais, anemias, estresse e alterações hormonais são alguns exemplos que podem contribuir para o problema
Tratamento

O profissional, que leciona sobre o tema há 15 anos, ressalta ainda que a quantidade de abordagens disponíveis para tratar o problema é vasta, mas pouco explorada, o que acaba prejudicando a percepção do paciente sobre eficácia de tratamentos médicos nessa área. “Os pacientes se justificam no fato de que ‘já tentaram de tudo’, quando ouço essa frase e pergunto o que ele chama de ‘tudo’, normalmente não foram utilizados 10% das possibilidades que poderiam ajudá-los.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?