Especialista indica 8 alimentos poderosos para combater o cansaço
Os alimentos afetam a capacidade de o cérebro se manter ativo, o que exige certos nutrientes para permanecer mentalmente focado e em alerta
atualizado
Compartilhar notícia
Alguma vez você já se sentiu cansado e sem energia ao longo do dia? É bastante comum pensar que a culpa é do clima, da rotina agitada, das noites mal dormidas ou até mesmo da pandemia de coronavírus. O que nem todos sabem é que, muitas vezes, o problema está nos hábitos alimentares.
Para Liora Bels, especialista em bem-estar do aplicativo Freeletics, a comida não serve somente para alimentar o corpo. Os alimentos afetam a capacidade de o cérebro se manter ativo, o que exige certos nutrientes para permanecer mentalmente focado e em alerta. A seguir, a profissional apresenta oito alimentos poderosos que dão energia ao organismo e ajudam a afastar a sensação diária de fadiga:
1 – Abacate
De acordo com a especialista, além de ser versátil – podendo ser usado em receitas doces ou salgadas –, o abacate também é extremamente energético. “Apesar de ser bastante calórico, tem um alto teor de gordura saudável, incluindo ácidos graxos, ômega 3 e ômega 6, que combatem o colesterol ruim, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e ajudam o corpo a absorver outros nutrientes”, explica.
Ele ainda tem mais proteína do que a maioria das frutas. “Como o corpo precisa de carboidratos, gorduras e proteínas para uma energia sustentável, é essa combinação de nutrientes que faz do abacate uma bomba energética”, sugere a profissional.
Clique aqui e aprenda a fazer um delicioso sorvete de abacate e whey de cacau.
2 – Maçã
Liora informa que as maçãs são um lanche prático e superenergético. Elas também são ricas em frutose, o açúcar predominante encontrado nas frutas, sendo a fonte preferida de energia do corpo. “Ainda que comer uma maçã não dê o impulso inicial normalmente dado por uma xícara de café, a fruta vai fornecer uma quantidade constante de energia para o cérebro e corpo por mais tempo”, frisa.
3 – Grãos germinados
Trata-se de grãos integrais, como aveia ou trigo-sarraceno, que foram encharcados e deixados germinar. Ao contrário de açúcares simples, grãos integrais são uma forma de carboidrato que o corpo quebra lentamente para converter em energia de maneira constante, em vez de um pico seguido de uma queda, que traz o sono e o cansaço.
“O processo de germinação torna mais fácil para o corpo absorver os nutrientes necessários, fazendo com que as vitaminas B, vitamina C e o ácido fólico sejam mais facilmente acessíveis ao organismo”, comenta Liora Bels.
Clique aqui e saiba como preparar e por que consumir alimentos germinados.
4 – Macadâmia
Para a especialista, a macadâmia, como também a maioria das nozes e sementes, são alguns dos melhores lanches quando o assunto é vencer o cansaço e combater a fome. “Com 160 a 200 calorias em um punhadinho, as macadâmias são uma fonte concentrada de energia, contendo todos os macronutrientes principais, tais como proteínas, carboidratos, gorduras boas…”, exemplifica.
Entretanto, a profissional lembra que, embora sejam saudáveis, as nozes também são uma bomba calórica e, portanto, devem ser comidas com moderação.
Clique aqui e saiba como incluir castanhas na dieta para conseguir emagrecer.
5 – Mirtilos
Além de deliciosos, os mirtilos são muito energizantes e podem até elevar a função cerebral. De acordo com Liora, as frutinhas são uma ótima fonte de manganês, um elemento químico frequentemente encontrado em minerais combinados com ferro que desempenham um papel importante na assistência a determinadas atividades metabólicas no corpo, sendo uma delas a conversão de carboidratos e gorduras em energia.
6 – Matchá
Esse não é só mais um alimento da moda como também é superenergético. “Enquanto uma xícara de chá verde extrai apenas alguns dos benefícios nutricionais disponíveis, o matchá é feito a partir de folhas de chá inteiras que foram moídas em um pó verde fino, contendo, assim, todos os minerais poderosos, antioxidantes e aminoácidos encontrados na própria folha”, esclarece a expert.
Segundo ela, ao comparar com o café, a cafeína no matchá é absorvida bem mais devagar, dando um impulso de energia sustentado e não apenas um pico. “É a combinação de cafeína e l-teanina, um aminoácido raro, que resulta em efeitos como o aumento da concentração e da atenção”, diz.
Clique aqui e descubra 10 delícias feitas com matchá.
7 – Macarrão Shirataki
Massas são uma delícia, mas trazem uma sensação de fadiga logo depois de serem consumidas. Uma alternativa, portanto, é o macarrão Shirataki, feito a partir de glucomanano, uma fibra que vem da raiz da planta de konjac, que cresce no Japão. “O macarrão tipicamente asiático tem baixo teor de carboidratos, composto por 97% de água, evitando o tradicional sono após almoçar um prato de macarrão”, afirma Liora.
8 – Couve
A couve é uma das fontes de nutrientes mais ricas da terra, repleta de vitaminas e minerais essenciais de que o cérebro precisa, conforme relata a especialista. “Trata-se de uma fonte vegetal de ferro, cujos baixos níveis no corpo podem levar à exaustão e à sensação de cansaço”, diz ela.
“Para aumentar a absorção de ferro, é ideal consumir a couve com uma fonte de vitamina C, como o suco de limão. Eles podem combinar em um suco verde, ou em um pesto de couve para temperar diversos pratos”, ensina.
Clique aqui e confira os benefícios da couve em uma dieta detox.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.