Especialista explica os benefícios do sol para a saúde dos olhos
À coluna, o oftalmologista Ronaldo Barcellos como a luz do sol contribui para a saúde dos olhos, principalmente das crianças
atualizado
Compartilhar notícia
A exposição a luz solar pode trazer vários benefícios à saúde. Além de ativar a vitamina D, Andrew Huberman, professor de neurociência da escola de medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirmou em um post no Instagram que “colocar os olhos em contato com a luz do sol é a melhor maneira de reforçar o ritmo circadiano” — nome dado ao ritmo no qual o organismo realiza suas funções ao longo de um dia.
Para entender melhor a importância do sol para a saúde da visão, a Coluna Claudia Meireles conversou com médico oftalmologista Ronaldo Barcellos, chefe do setor de estrabismo da Santa Casa de São Paulo.
O especialista explicou que a luz solar “regula o crescimento dos olhos da infância até o final do período de desenvolvimento” e pode ajudar a evitar alguns problemas, como a miopia.
“Durante o desenvolvimento e crescimento dos olhos até o início da adolescência, a exposição de uma a duas horas por dia ao sol pode ajudar a reduzir o risco do aparecimento dessa condição. Mas também oriento a manter as telas numa distância maior que 40 centímetros e o eventual uso de terapias com colírio de atropina diluída, bem como algumas lentes especiais para ajudar no controle de uma miopia que já está progredindo”, explica.
Andrew Huberman chegou a defender que muitas crianças têm desenvolvido distúrbios visuais muito cedo em razão do contato com as telas e a falta de saídas ao ar livre, porém, Barcellos faz um adendo ao ponto apresentado pelo neurocientista.
“O problema não são as telas em si, mas o tempo e a distância que as crianças ficam delas. Oriento a permanecer menos tempo em contato e, ao usar, dar preferência às que ficam mais distantes do rosto. É melhor assistir vídeos na televisão do que no tablet ou celular, por exemplo”, alerta.
A recomendação do doutor em oftalmologia pela Universidade de São Paulo (USP) é ter pelo menos uma hora de exposição a luz solar diariamente, evitando os horários do meio do dia.
“O sol traz inúmeros benefícios para o nosso corpo, mas, quando em excesso, pode causar danos, especialmente por causa da luz ultravioleta, que pode acelerar o envelhecimento das partes do nosso corpo expostas, como a pele. Nos olhos, pode contribuir para formação do pterígio, um espessamento da conjuntiva que cobre a parte branca dos nossos olhos, e da catarata, perda da transparência da lente humana, chamada cristalino”, finaliza o oftalmologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram