Especialista explica a importância da melatonina na perda de peso
O estudo foi feito pelo médico Alexandre Carli e publicado no Jornal Internacional de Nutrologia
atualizado
Compartilhar notícia
A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, fixada no cérebro. Uma de suas funções básicas é induzir o sono. Dessa forma, está ligada ao ciclo circadiano, que é a maneira como o corpo organiza suas funções durante o sono-vigília.
A substância começa a ser produzida no início da noite para ajudar o corpo a se preparar para o descanso e atinge o nível máximo quando estamos dormindo. Um estudo feito pelo médico Alexandre Carli com outros especialistas e publicado no Jornal Internacional de Nutrologia analisou os efeitos da melatonina na qualidade do sono e os benefícios que essa relação pode trazer na perda e no controle de peso, além da qualidade de vida.
De acordo com a pesquisa, dentre as diversas ações comprovadas, destacam-se as ações imunomoduladora, anti-inflamatória, antitumoral, antioxidante e cronobiológica. A perda de peso também pode estar relacionada à síntese desse hormônio, pois ativa as moléculas responsáveis pela supressão do apetite, estimula o metabolismo e controla o desejo de comer antes de dormir.
Por isso, uma boa noite de sono é essencial para quem quer emagrecer ou até mesmo controlar o peso. No entanto, não é possível afirmar que o uso da melatonina por si só ajuda a emagrecer. O que acontece é que, durante o sono de qualidade, o corpo regula os hormônios relacionados à saciedade, que são a grelina e a leptina. Quando há pouco descanso, ocorre o inverso, fazendo com que a pessoa coma mais até sentir-se satisfeita.
Uma rotina saudável pode influenciar tanto o metabolismo quanto a alimentação do indivíduo. A pesquisa realizada por Carli mostra que, durante uma ótima noite de sono, o corpo trabalha na regulação desses hormônios relacionados à saciedade.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram