metropoles.com

Especialista explica a importância da melatonina na perda de peso

O estudo foi feito pelo médico Alexandre Carli e publicado no Jornal Internacional de Nutrologia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Peter Dazeley/Getty Images
Antes
1 de 1 Antes - Foto: Peter Dazeley/Getty Images

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pela glândula pineal, fixada no cérebro. Uma de suas funções básicas é induzir o sono. Dessa forma, está ligada ao ciclo circadiano, que é a maneira como o corpo organiza suas funções durante o sono-vigília.

A substância começa a ser produzida no início da noite para ajudar o corpo a se preparar para o descanso e atinge o nível máximo quando estamos dormindo. Um estudo feito pelo médico Alexandre Carli com outros especialistas e publicado no Jornal Internacional de Nutrologia analisou os efeitos da melatonina na qualidade do sono e os benefícios que essa relação pode trazer na perda e no controle de peso, além da qualidade de vida.

De acordo com a pesquisa, dentre as diversas ações comprovadas, destacam-se as ações imunomoduladora, anti-inflamatória, antitumoral, antioxidante e cronobiológica. A perda de peso também pode estar relacionada à síntese desse hormônio, pois ativa as moléculas responsáveis pela supressão do apetite, estimula o metabolismo e controla o desejo de comer antes de dormir.

A melatonina pode contribuir para perda de peso

Por isso, uma boa noite de sono é essencial para quem quer emagrecer ou até mesmo controlar o peso. No entanto, não é possível afirmar que o uso da melatonina por si só ajuda a emagrecer. O que acontece é que, durante o sono de qualidade, o corpo regula os hormônios relacionados à saciedade, que são a grelina e a leptina. Quando há pouco descanso, ocorre o inverso, fazendo com que a pessoa coma mais até sentir-se satisfeita.

Uma boa noite de sono é fundamental para a produção da melatonina

Uma rotina saudável pode influenciar tanto o metabolismo quanto a alimentação do indivíduo. A pesquisa realizada por Carli mostra que, durante uma ótima noite de sono, o corpo trabalha na regulação desses hormônios relacionados à saciedade.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?