Especialista em postura ensina exercícios para dar adeus à “pochete”
A fisioterapeuta Andreza Bello criou o programa Postura Diva. Ela mostrou técnicas para alinhar o corpo
atualizado
Compartilhar notícia
A frase “estou descadeirada” nunca fez tanto sentido em tempos de home office e aulas on-line. Compartilhar com os amigos sobre sentir dores no pescoço e nas costas, e ouvir deles a mesma queixa, tem sido algo rotineiro. Enfim, o “surto” é coletivo. Todos sabem bem que as reclamações decorrem de problemas na postura. Entretanto, a condição interfere tanto na região lombar como para o surgimento da temível pochete. Acredita? Fisioterapeuta há 23 anos, Andreza Bello ensinou exercícios para ficar com “pose de miss” e sem barriguinha.
Andreza criou o programa Postura Diva. Ao longo da carreira, ela já orientou mais de 5 mil alunas e passou por mais de 13 países nos quais dividiu as técnicas do método de alinhamento corporal. Nas aulas e em e-books, ela apresenta o passo a passo para quem deseja acabar com a corcunda e o “calombinho”. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a profissional contou que um dos segredos para não desfilar com a pochete é “aprender a respirar corretamente com os pulmões”.
Segundo a fisioterapeuta, grande parte das pessoas tem a mania de respirar de modo incorreto. A consequência do mau hábito? Má postura e barriga projetada para frente. “Os pulmões são responsáveis pela respiração, contudo, tende-se usar a barriga na hora de liberar o ar de dentro para fora e, por isso, o órgão fica estendido. Na hora de inspirar e expirar, leve os músculos mais profundos da região a fazerem o verdadeiro papel: formar uma cinta abdominal a fim de não deixar a coluna entortar nem aparecer a pochete.”
Siga o comando da expert em alinhamento corporal: “Encha o peito de ar e respire com os pulmões. Isso já te deixará com o peitoral aberto, a coluna mais ereta e, consequentemente, uma barriguinha menor”. Aos interessados, há como reverter o quadro da postura incorreta – e dizer adeus à pochete – por meio de exercícios poderosos. Andreza ensina tintim por tintim como fazer as atividades no vídeo a seguir. Na gravação, a profissional mostrou até um exemplo prático de automassagem.
“O exercício dará uma consciência corporal tanto em relação à musculatura da barriga quanto da coluna. Juntos e alinhados, os movimentos levam a uma boa postura”, garante.
Sinais vermelhos
Depois de dar o play na sessão “tchau, pochete”, Andreza aconselha a identificar se a maneira de manter o corpo está correta ou errada. Descubra como está sua postura por meio de um simples teste, conforme explica a expert: “Encoste na parede da maneira mais natural possível. Em seguida, observe se a cabeça, ombros e lombar [parte debaixo da coluna] irão tocar na superfície. Se um dos membros não triscar, o corpo não está totalmente alinhado”.
Funcionam como sinais vermelhos do problema, tensões musculares e dores no pescoço e nas costas. Outro indício é o surgimento da corcunda, formada na parte superior da coluna. Especializada em pilates e RPG, Andreza alerta ser necessário se mobilizar ao identificar esses sintomas decorrentes do desalinhamento corporal: “A má postura não se corrige sozinha”. A fisioterapeuta lembra que, ao tentar arrumar o porte do corpo, você provavelmente sentirá dores, desistirá e voltará a ficar corcunda enquanto estiver sentado ou em pé.
“Sentir incômodos e dores ocorre devido aos músculos estarem fracos e não aguentarem ficar em uma posição mais retinha. Eles precisam de preparação para conseguirem manter uma boa postura”, esclarece Andreza Bello.
Maus hábitos
Durante 24 horas, algumas atividades rotineiras passam despercebidas. Entretanto, são negativas à postura. A profissional elenca três hábitos considerados danosos. O primeiro, ficar parado ou sentado por um longo período. “É um verdadeiro veneno”, define. O próximo tópico é usar celulares, tablets ou computadores por horas. A atitude afeta a saúde e o alinhamento corporal. Andreza finaliza a lista tríplice com o costume de carregar peso sem que a coluna esteja fortalecida e preparada para a tarefa.
Ter o corpo desalinhado excede o desagrado com a “pochete”. Dentre os transtornos mais graves resultantes da má postura, estão a cervicalgia, protusões discais, nervo ciático inflamado e hérnias de disco. Segundo a fisioterapeuta, o quadro não gera consequências somente à estrutura do corpo, mas também ao psicológico. Ao requisitarem o auxílio de Andreza, as alunas costumam dizer que sentiam incômodo ao se olharem no espelho, pois viam o bumbum achatado, ombros e seios caídos, e cabeça e barriga projetadas para frente.
A profissional nota que a baixa autoestima rodeia, em especial, as mulheres com má postura. Ao colocarem os ensinamentos de Andreza Bello em prática, as alunas experimentam uma mudança de vida. “O amor-próprio, a autoaceitação e o autoconhecimento vão às alturas, porque elas gostam do que veem no espelho e se sentem bem consigo mesmas. Também se reconhecem como mais confiantes, elegantes e seguras no trabalho e na vida pessoal”, endossa.
Ver essa foto no Instagram
Avaliações
Algumas mulheres contam à expert que se consideram mais magras. Os efeitos de manter a postura ereta refletem na barriga menor e cintura fina, conforme explica Andreza. O alinhamento corporal poupa das dores na coluna e, por conseguinte, de transtornos graves e menos sérios, como as tensões na cervical. Ela aconselha não usar cintas abdominais ou coletes posturais: “Não corrigem e vão prejudicar mais a coluna”, instrui a fisioterapeuta.
Olhe-se no espelho, estufe o peito, leve o umbigo para dentro, coloque as mãos na cintura e diga a si mesma: ‘coluna reta, cabeça erguida e nada de se curvar’. Isso te dará uma consciência corporal e fará você se sentir mais confiante
Andreza Bello
Coloque em prática!
Como o Metrópoles – e a coluna Claudia Meireles – está em home office, a especialista não poderia deixar de dar dicas para manter a postura correta ao longo do expediente.
1 – Caso trabalhe sentado ao longo do dia todo, não se esqueça de levantar a cada uma hora, esticar os braços e ficar na ponta dos pés para alongar toda a coluna.
2 – Também ande um pouco, assim o corpo entenderá que precisa sair do estado de repouso. Esses passos vão acordar e ativar os músculos.
3 – Quem trabalha no computador deve ter um apoio para os braços. Já a tela precisa ficar na altura dos olhos.
4 – Uma almofada ou um rolinho na altura da lombar quando estiver sentado te ajudará a manter uma boa postura.
5 – Tente ficar na posição de cócoras por 10 segundos a fim de soltar os músculos da coluna, e alinhar joelhos e quadril. O exercício melhora a funcionalidade do intestino.
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.