metropoles.com

Especialista em finanças dá 5 dicas de investimentos para iniciantes

Ivan Moniz, especialista em finanças, lista dicas importantes para aqueles que desejam fazer investimentos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Guido Mieth/Getty Images
Uma mão branca aparece colocando uma moeda de um real no cofre - Metrópoles
1 de 1 Uma mão branca aparece colocando uma moeda de um real no cofre - Metrópoles - Foto: Guido Mieth/Getty Images

Apesar de o mercado financeiro não ser uma novidade, investir ainda é difícil para muitas pessoas, principalmente quem não frequentou cursos de educação financeira. De todo modo, fazer o dinheiro render é fundamental para realizar diversos objetivos na vida.

Ivan Moniz, especialista em finanças, é um exemplo de sucesso no ramo e ganhou muito dinheiro com aplicações financeiras e empresas em que entrou como investidor anjo. Como um expert no setor, ele sabe que começar a aplicar pode gerar insegurança em quem não está acostumado com as regras do mercado.

Imagem notas de real no valor de 100 reais e 50 reais | Metrópoles
Fazer o dinheiro render abre oportunidades para objetivos futuros

“Para muita gente, começar a investir é o mais difícil, porque pode não ser tão simples entender o mundo das finanças. Por isso, indico que iniciantes deem um passo por vez”, afirma. Para te ajudar a ter êxito como investidor,
Moniz listou cinco dicas importantes. Confira!

Faça o seu planejamento financeiro

O planejamento é o primeiro passo para começar a investir. Na prática, basta anotar tudo o que entra, como o salário; e o que sai da sua conta, ou seja, todos os pagamentos. Isso pode ser feito manualmente ou usando recursos digitais, a exemplo de planilhas e aplicativos de celular. “Com a organização, é possível identificar os gastos supérfluos e as oportunidades para economizar. Além disso, inclua um valor para ser investido mensalmente”, afirma.

Livre-se das dívidas

Se você tiver dívidas, antes de fazer qualquer aplicação, pague-as. Não valerá a pena manter dinheiro aplicado enquanto as dívidas crescem. “Mesmo que os investimentos tenham juros atraentes, o prejuízo será maior, pois bancos e financeiras cobram taxas mais elevadas. Sair das dívidas contribui para investir melhor e com mais tranquilidade”, avalia o especialista.

Dinheiro, Economia, Bolsa de Valores, Real, aumento, Baixa, money, gráficos - Foto: Michael Melo/Metrópoles
Faça um planejamento financeiro

Pense duas vezes antes de investir por meio de bancos

Usar o banco no qual você tem uma conta corrente para investir pode até ser mais cômodo, mas, em geral, está longe de ser a melhor opção. “Os bancos, muitas vezes, cobram taxas que diminuem a rentabilidade dos investimentos e os retornos oferecidos são mais baixos. A alternativa é procurar uma corretora, que, certamente, disponibilizará condições melhores e mais lucrativas, além de mais produtos financeiros”, indica Ivan.

Faça uma reserva de emergência

“Todo investidor precisa ter uma reserva de emergência. Afinal, é importante estar preparado para eventualidades – e posso garantir: elas acontecem”, garante. Em geral, recomenda-se que o valor do fundo de emergência seja equivalente a seis meses de despesas. Para criar um montante de proteção, aplique o dinheiro em produtos financeiros com liquidez diária, fazendo a soma render um pouco todos os dias.

notas
Anote tudo que entra e sai do seu salário e evite gastos extras

Diversifique as aplicações

Diversificar é a regra número 1 de todo investidor, até porque, é uma maneira de se proteger e evitar perdas significativas. Então, aplique o dinheiro em operações diferentes. “Com as oscilações do mercado, os rendimentos de cada capital vão variar. Em um cenário de baixa, no cômputo geral, dificilmente o investidor vai sair perdendo ao aportar recursos em vários produtos financeiros”, finaliza.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?