Especialista em dietas ensina receita para quem tem fígado gorduroso
Eric Berg postou no canal homônimo do YouTube um vídeo com a receita de uma bebida que “cria um efeito protetor ao fígado”
atualizado
Compartilhar notícia

Depois de listar em um vídeo nove alimentos que ajudam a limpar as artérias, Eric Berg postou no canal homônimo do YouTube um conteúdo com a receita de uma bebida que “cria um efeito protetor ao fígado”. Ele sugeriu que o preparo seja consumido, principalmente, por quem sofre com gordura no órgão.
Com doutorado em quiropraxia e tendo estudado por dois anos medicina na Universidade de Wisconsin Parkside, nos Estados Unidos, Berg explicou que o fígado gorduroso é uma condição decorrente da gordura acumulada no órgão e, consequentemente, causa inflamação. Segundo ele, reduzir o risco de doenças hepáticas envolve adotar hábitos saudáveis.
Entre as orientações de Berg para ter um fígado funcionando bem estão manter um peso saudável e não beber álcool. O expert instruiu, também, preparar uma combinação de vinagre de maçã e limão. “Uma das minhas bebidas favoritas”, destacou. Juntos, os dois ingredientes favorecem a saúde, conforme enfatizou o especialista.

Enquanto algumas pessoas preferem o vinagre convencional, a versão de maçã dispõe de maior teor de ácido acético, ou seja, torna-se mais benéfica, de acordo com o expert em dietas. Uma das vantagens do alimento para o fígado é ajudar no armazenamento de glicogênio, melhor dizendo, principal reserva de energia.
“Isso vai ajudá-lo com os exercícios e na sua capacidade de usar o combustível armazenado no fígado, bem como nos músculos. E, ao mesmo tempo, o cérebro obterá combustível do fígado”, esclareceu Eric Berg. O vinagre de maçã contribui no combate ao estresse oxidativo e, assim, retarda os danos resultantes dos radicais livres.
Em relação ao suco, Berg orientou utilizar na receita o suco de um limão inteiro a fim extrair todos os bônus da fruta. “Existem todos os tipos de flavonoides, que são apenas compostos naturais que têm muitos efeitos diferentes, desde efeitos antioxidantes até anti-inflamatórios”, salientou.

“Basicamente, você tem ácido cítrico no limão, que é bom para prevenir pedras nos rins. Além disso, há também a vitamina C, a menos que esteja tomando suco de limão de uma garrafa pasteurizada”, listou o especialista. Segundo ele, combinar o suco da fruta com o vinagre “cria um efeito protetor ao fígado”.
Receita
A receita da bebida engloba um copo de água de 350 ml. Em seguida, deve-se adicionar uma colher de sopa de vinagre de maçã e o suco de um limão inteiro espremido. Misture bem. O expert aconselhou tomar a bebida com um canudo para não danificar o esmalte dos dentes por ser muito ácido.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.