metropoles.com

Especialista compartilha 8 benefícios surpreendentes das tâmaras

Ricas em nutrientes, as tâmaras ajudam a fortalecer os ossos e, inclusive, facilitam o trabalho de parto. Conheça os benefícios!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Tâmaras - Metrópoles
1 de 1 Tâmaras - Metrópoles - Foto: Getty Images

Um famoso ditado árabe afirma que “Quem planta tâmaras, não colhe tâmaras!”. Essa premissa surgiu porque, antigamente, as tamareiras levavam de 80 a 100 anos para produzir os primeiros frutos. Já nos dias de hoje, com o avanço das técnicas de produção, as mudas demoram no máximo 10 anos para frutificarem.

Nos países do Oriente Médio, o consumo de tâmaras e seus derivados é muito comum. Para os muçulmanos, a tamareira é a “árvore da vida”, e tanto ela quanto os seus frutos são considerados sagrados. Eles são vistos como símbolo de poder, fé e abundância.

O interessante disso tudo é que a tâmara não é apenas um símbolo histórico, mas um alimento que vale ser acrescentado no dia a dia, por ser rico em propriedades essenciais para o organismo. Letícia Gasparetto, nutricionista especialista em endometriose e saúde da mulher, explica que a fruta, além de ser uma deliciosa opção de lanche, traz uma série de benefícios incríveis para a saúde.

Letícia Gasparetto
Letícia Gasparetto é nutricionista especialista em endometriose e saúde da mulher

A seguir, a profissional lista 8 motivos para consumi-la. Vamos lá?

1 – São ricas em nutrientes

As tâmaras são uma excelente fonte de nutrientes essenciais, incluindo fibras, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e antioxidantes. “Esses nutrientes desempenham papéis cruciais no funcionamento do corpo, ajudando na digestão, fortalecimento dos ossos, regulação da pressão arterial e proteção contra danos celulares”, afirma a profissional.

Leia: Psiquiatra de Harvard revela qual é a melhor vitamina para o cérebro

2 – Colaboram com a saúde cardiovascular

O potássio presente nas tâmaras é crucial para a saúde cardiovascular, auxiliando na redução da pressão arterial e no equilíbrio dos fluidos corporais.

Imagem ilustrativa de coração humano - Metrópoles
As tâmaras colaboram com a saúde cardiovascular

3 – Têm propriedades anti-inflamatórias

Os antioxidantes presentes na fruta têm propriedades anti-inflamatórias, auxiliando na redução de inflamações no corpo e dores como cólicas.

Leia: Estudo de Harvard ensina 7 passos para diminuir a inflamação no corpo

4 – Facilitam o trabalho de parto

De acordo com a nutricionista, a tâmara é composta por substâncias semelhantes à ocitocina, hormônio produzido pelo corpo humano responsável por promover contrações uterinas. “Pesquisas mostraram que mulheres que consumiram, em média, seis tâmaras por dia nas últimas quatro semanas de gravidez tiveram mais facilidade no trabalho de parto”, diz.

5 – Fortalecem os ossos

O magnésio e o cálcio encontrados no alimento desempenham, segundo Letícia, um papel vital na manutenção da saúde óssea, prevenindo condições como a osteoporose.

Ilustração de ossos de atleta - Metrópoles
Substâncias encontradas na tâmara ajudam a fortalecer os ossos

6 – Melhoram a saúde da pele

Os antioxidantes e vitaminas presentes nas tâmaras contribuem para uma pele saudável, combatendo os danos causados pelos radicais livres.

Leia: Alimentos e vitaminas poderosos para a pele, segundo Harvard

7 – Reduzem o estresse

As tâmaras contêm aminoácidos que ajudam na produção de serotonina, o neurotransmissor do “bem-estar”. A especialista fundamenta que resultado disso é a redução do estresse e da ansiedade.

Jovem mulher deitada plena com o rosto virado para o sol - Metrópoles
As tâmaras podem auxiliar no bem-estar

8 – Auxiliam na digestão

As fibras encontradas na fruta são aliadas da saúde digestiva, prevenindo a constipação e promovendo o bom funcionamento do sistema gastrointestinal. “Além disso, as tâmaras contêm enzimas que facilitam a digestão”, pontua Letícia.

Atenção!

Embora as tâmaras ofereçam muitos benefícios à saúde, a profissional frisa que seu consumo deve ser moderado. “Em média, uma tâmara (aproximadamente 7g) contém 22 calorias. A maior parte dessas calorias provém dos carboidratos, especialmente açúcares naturais como a frutose. Por conta disso, o consumo excessivo pode levar ao ganho de peso e problemas relacionados ao açúcar no sangue”, alerta a nutricionista.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?