Entenda como a creatina adulterada atrapalha o ganho de massa muscular
A médica Vivian Bastos, a nutricionista Priscila Bastos e o personal Kauan Gomes explicaram as consequências do consumo de creatina fraudada
atualizado
Compartilhar notícia
Quem deu início à vida fitness recentemente deve ter sido bombardeado com novidades acerca do assunto, desde a escolha do tênis ideal até o consumo de suplementos para alcançar resultados mais promissores no ganho de massa muscular. Entre as fórmulas que conquistaram um público fiel está a creatina. Entretanto, há opções disponíveis com a composição adulterada.
A coluna Claudia Meireles, então, buscou saber se ingestão de creatina adulterada pode prejudicar o ganho de massa muscular, uma das principais metas de quem treina. Conforme pontuaram os três profissionais entrevistados, o suplemento com composição alterada afeta o rendimento do treino, no caso, gerando a queda de desempenho.
Efeitos colaterais
De acordo com o educador físico Kauan Gomes, consumir creatina fraudada tende a ocasionar uma série de danos. “Pode comprometer o ganho de muscular devido à baixa qualidade, dificuldade de absorção e efeitos colaterais”, lista o personal trainer.
A nutricionista Priscila Reis reitera quanto aos efeitos colaterais decorrentes da ingestão de tomar o suplemento adulterado afetarem o treino. “Substâncias irritantes ou contaminantes podem causar desconfortos, reduzindo o desempenho nos exercícios e dificultando a adesão aos treinos regulares”, analisa.
Descubra os perigos para a saúde ao tomar creatina adulterada
Na avaliação de Kauan, tomar a fórmula adulterada tende a levar o indivíduo até a “abandonar a modalidade física praticada por conta do aumento do desestímulo pela falta de resultado”. Pós-graduada em nutrologia, a médica Vivian Bastos define a creatina como “um dos suplementos ergogênicos mais estudados no mundo”.
Falta de energia muscular
Vivian explica as consequências do uso de creatina fraudada no ganho de massa muscular: “Como não sabemos exatamente qual o ativo que contém no produto, não teremos energia muscular suficiente, consequentemente, não haverá aumento de força e nem de massa muscular. Podendo, inclusive, haver queda do rendimento”.
Um dos problemas do suplemento com composição alterada é a redução da concentração de creatina pura. Quando a esse tópico, a médica esclarece que a “diluição do produto diminui a dose efetiva, prejudicando os benefícios esperados no desempenho e na recuperação muscular”.
Ganho de gordura
A creatina adulterada pode conter carboidratos e açúcares. Essa modificação no suplemento promove a retenção de líquidos e ganho de gordura, o que pode mascarar o aumento de massa muscular magra, segundo garante a especialista em nutrologia.
Vivian Bastos reforça que a creatina é “utilizada tanto para a melhora da performance, com o ganho de massa muscular, quanto para a saúde mental”.
“É um importante regenerador de ATP, funcionando como um gerador de energia”, esclarece. Ela acrescenta que os frutos de ingerir o suplemento com a composição correta reflete no aumento de massa magra e força muscular, além de melhorar a performance nas atividades.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.