Enfiou o pé na jaca? Saiba qual planta ajuda a desintoxicar o fígado
Essa planta pode ajudar a aliviar a sensação de indigestão ou dores de estômago após períodos de excesso
atualizado
Compartilhar notícia
Não bastasse uma, temos duas ceias para comemorar no fim do ano — a do Natal e a do Réveillon, tudo num só mês. Nessa época, é muito comum “enfiarmos o pé na jaca”, tanto no quesito comida quanto no quesito bebidas alcoólicas. Os exageros cometidos por nós, no entanto, não são benéficos para a saúde como um todo.
Se você se identificou nessa história e gostaria de “recuperar” o bom funcionamento do organismo, que tal conhecer uma planta incrível capaz de desintoxicar o fígado e a vesícula biliar? Trata-se do cardo mariano (ou cardo de leite), mais comumente consumido em forma de comprimidos/cápsulas. Sua raiz já foi muito utilizada como remédio popular, há mais de 2 mil anos. E são as suas sementes que contêm propriedades capazes de desintoxicar o fígado, além de algumas propriedades curativas.
De origem europeia, a raiz do cardo de leite pode ser consumida crua ou cozida. Conforme a especialista em bem-estar Samantha Greener afirmou ao jornal britânico Express, esse remédio tradicional à base de ervas pode ajudar a aliviar a sensação de indigestão ou dores de estômago após períodos de excesso.
De acordo com os especialistas da página on-line WebMD, o cardo mariano é uma erva com flores relacionada à família das margaridas e da ambrósia. Alguns o chamam, também, de cardo Maria ou cardo sagrado. No inglês, o termo utilizado é Milk Thistle.
Os profissionais de saúde acreditam que a silimarina é o principal ingrediente ativo da planta. Ela nada mais é do que um composto antioxidante extraído das sementes do cardo de leite. Essa substância, portanto, também é usada como um tratamento natural para doenças como cirrose, icterícia, hepatite e distúrbios da vesícula biliar.
Outros benefícios proporcionados pela erva, conforme apontaram alguns estudos, são a redução dos níveis de colesterol e a melhora da resistência à insulina, parte fundamental do tratamento contra a diabetes tipo 2.
Chá de cardo mariano
O cardo mariano pode ser ingerido por meio de chá, preparado com os frutos da planta medicinal. A erva pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação ou feiras. Recomenda-se beber entre três e quatro xícaras por dia, 30 minutos antes das refeições.
Na forma de comprimidos ou cápsulas, geralmente, o suplemento vem associado a outras plantas, como alcachofra ou boldo, que também atuam na regeneração do fígado. Mas fica o alerta: consulte um médico ou nutricionista antes de ingerir qualquer medicamento ou manipulado.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.