Empresárias inovam ao lançar marca de cosméticos naturais para pet
As linhas naturais visam produtos com matérias-primas saudáveis e biodegradáveis, gerando menor impacto ambiental e na saúde do animal
atualizado
Compartilhar notícia
Diante da carência no mercado de produtos naturais voltados exclusivamente aos cuidados com os pets, a arquiteta e urbanista Anna Maria De Cesaro e a engenheira química Patrícia de Freitas uniram forças para trazer uma mudança nesse cenário. Em 2021, elas decidiram criar suas próprias formulações com toda a cautela necessária, além da eficiência que os cosméticos naturais são capazes de oferecer.
Mães de pets, a dupla investiu meses em estudos e buscou matérias-primas seguras e eficazes para os animaizinhos. Segundo elas, o mercado oferece muitos produtos que se dizem naturais por conter um ou outro ativo de origem natural, mas “sabemos que isso não é o suficiente, pois os problemas, principalmente alérgicos, estão associados às bases das formulações e seus conservantes”, avaliam.
No início de 2024, Ana Cristina De Cesaro Moura, que também é arquiteta e urbanista, passou a integrar a sociedade da marca, lançada oficialmente com o nome Ona Pets.
“Ona significa cuidado, leveza, união, gêneros e diferenças, unidos pelo ‘n’ da natureza. Todos esses elementos estão contidos na concepção do nome integrando funcionalidade e brasilidade”, afirmam as sócias.
Em conversa com a coluna Claudia Meireles, o trio observa que já há uma tendência na busca de produtos naturais nos setores de alimentação e brinquedos para pets, mas elas percebem que, na linha de cosméticos, ainda havia uma lacuna. “As linhas naturais buscam produtos com matérias-primas saudáveis e biodegradáveis, gerando menor impacto ambiental e na saúde do animal”, comentam.
Anna Maria, Patrícia e Ana Cristina também notaram que existe certa “confiança” do consumidor nos produtos veganos.
No entanto, para elas, essa definição somente indica que não há nenhuma matéria-prima de origem animal, não havendo relação entre ser saudável para o animal e o meio ambiente. “Produtos veganos podem conter alergênicos e ingredientes tóxicos. Já na composição natural, a matéria-prima é mais suave e segura”, pontuam.
“A procura por produtos naturais está aumentando tanto nos pet shops quanto nas clínicas veterinárias. Quem tem esses produtos para oferecer está se conectando com esse novo perfil de consumidor que só tende a aumentar”, dizem.
Diferenciais de uma marca inovadora
Ao todo, foram lançados oito produtos, mas dois merecem destaque. O primeiro é o Mousse Limpa Patas, de embalagem prática e muito fácil de usar. As empresárias explicam que é só fazer a espuma, massagear com a escovinha nas patinhas e secar com pano seco.
Já o Balm Hidratante 100% natural leva um blend de manteigas vegetais da biodiversidade brasileira. Sua fórmula é segura para aqueles peludinhos que costumam lamber as patas.
Diante do fato de que o olfato canino é extremamente sensível, o trio optou por perfumar os cosméticos com óleos essenciais de forma suave. “Nossa preocupação é não estressar o animal”, esclarecem.
Quanto ao uso de conservantes, elas garantem que a produção tem como base opções verdes, ou seja, de origem natural, a exemplo de plantas, animais ou minerais. Isso impede o crescimento de microrganismos, a oxidação e outras alterações que podem comprometer a qualidade dos produtos.
A marca também utiliza surfactantes ou tensoativos vegetais, obtidos de fontes naturais renováveis, como coco, milho, palma e cana-de-açúcar. “Eles oferecem um desempenho de limpeza eficaz, com a vantagem de serem mais suaves para a pele e menos impactantes ao meio ambiente”, justificam.
Outros dois fatores primordiais são a escolha dos ativos, que atuam na proteção contra parasitas, cuidado com a pelagem e hidratação da pele; e o uso nanotecnologia natural, diferencial da Ona. “As nanos prolongam a ação dos ativos”, frisam.
Retorno do público
A iniciativa de Anna Maria, Patrícia e Ana Cristina vem dando frutos e gerando bons feedbacks, conforme elas contam. “A recepção é muito boa, em especial aos que têm pets alérgicos e/ou com problemas de pele. Nossos produtos ajudam muito a reduzir as coceiras e nos tratamentos de dermatites”, compartilham.
“Uma cliente, tutora da cachorrinha Luna, nos relatou que ela se coçava muito após os banhos e ficava estressada. Depois que experimentou os nossos produtos, parou de se coçar e até dorme após o banho. Ela ficou tão feliz que usa a nossa linha completa e indica para seus conhecidos”, ilustram.
Outra cliente relatou que seu filho adorou a ideia do limpa patas, porque o cachorro pode ficar tranquilamente na cama sem preocupações quanto à sujeira trazida da rua.
As sócias ainda ouviram que o balm hidratante acabou com a lambedura excessiva nas patinhas que causavam estresse e dor em um cachorro porque os coxins estavam rachados/ressecados.
Por fim, foram informadas de que uma cadelinha com doença do carrapato que perdeu a pelagem, ao usar um produto mesmo pensando que não iria ajudar, observou que a pele começou a se regenerar mais rápido — e logo os pelos voltaram, saudáveis e cheios de brilho.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.