Embaixadora Mai Taha Khalil comemora a Data Nacional do Egito
Diplomata abriu as portas da residência oficial do Egito para celebrar a data e os 100 anos de relações diplomáticas com o Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
O 72º aniversário do Dia Nacional do Egito foi celebrado, na última terça-feira (23/7), com uma festa oferecida pela embaixadora Mai Taha Khalil. A diplomata abriu as portas da residência oficial para receber convidados ilustres, entre eles membros do governo brasileiro, a comunidade diplomática, jornalistas e amigos, em uma noite especial.
Além de relembrar a revolução de 1952, ano que marcou o fim da monarquia e o estabelecimento da República Árabe do país, a ocasião contemplou os 100 anos de relações diplomáticas com o Brasil, motivo que levou o presidente Lula ao Cairo em fevereiro deste ano.
“Essa visita avançou, significantemente, nossas relações bilaterais em vários setores, elevando-as a uma verdadeira parceria estratégica”, declarou Mai Taha Khalil durante a solenidade.
A embaixadora pontuou que ambos os países estão fortemente empenhados em aprofundar a cooperação econômica, e ressaltou que a coadjuvação militar também prosseguiu significantemente, o que se evidencia, segundo ela, por uma série de “visitas de alto nível que lançaram as bases para reforçar os laços militares e partilhar experiências e treinamento”.
Mai Taha Khalil ainda lembrou que as relações bilaterais entre as nações foram impulsionadas pelo acordo para lançar um voo regular direto entre Cairo e São Paulo. Ela observou que os preparativos já estão em andamento e a ideia poderá se concretizar até o fim do ano. “Essa rota será um divisor de águas no avanço da nossa parceria mútua”, ressaltou.
Entre os temas abordados pela diplomata durante o discurso, destacou-se o agradecimento ao governo brasileiro pelo convite oferecido ao Egito para participar das atividades relacionadas ao G20 este ano. “Temos certeza de que os esforços incansáveis do Brasil em todas as reuniões do G20 serão recompensados e de que a cúpula de novembro será um sucesso”, comentou.
A anfitriã aproveitou para agradecer, também, pelo apoio brasileiro à recente adesão do Egito ao BRICS. “Acreditamos que essa adesão, juntamente com a nova expansão do bloco, proporcionará um impulso adicional às aspirações econômicas e financeiras do bloco e à nossa cooperação bilateral”, enfatizou.
Após o enunciado da diplomata, o secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Sérgio Sobral Duarte, assumiu a posição de fala, evocando a fascinação que os brasileiros têm pelo Egito desde o século XIX, logo depois da independência do Brasil, quando o imperador Dom Pedro II visitou o país duas vezes, em 1871 e 1876.
“Desde então, [ambas as nações] têm desenvolvido relações duradouras e fraternas”, afirmou.
No que diz respeito à chegada do país árabe ao BRICS, o secretário salientou o plano de trabalhar em conjunto para promover o desenvolvimento econômico e social, reformar instituições internacionais e combater pressões protecionistas.
Assista ao vídeo do evento, por Zero 61 Produções:
“Hoje, o Egito é nosso segundo maior parceiro comercial na África”
Carlos Sérgio Sobral Duarte, secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores do Brasil
Veja as fotos da celebração:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.