Embaixador espanhol prestigia Cine Piscina especial Almodóvar
Diplomata e público curtiram uma noite espanhola com a exibição do filme Tudo sobre Minha Mãe, seguida pela apresentação do Toná Trio
atualizado
Compartilhar notícia
Endereço afetivo para muitos brasilienses, a Piscina com Ondas do Parque da Cidade ganhou nova vida com a Ocupação Contém. Todas as quintas-feiras, por exemplo, o local vira um cinema a céu aberto com edições temáticas do Cine Piscina. Na última semana, a Espanha foi celebrada em uma noite com filme, música e vinhos dedicados à cultura do país.
O público curtiu a exibição do longa Tudo sobre Minha Mãe, do cineasta Pedro Almodóvar. O filme foi escolhido por votação popular on-line e concorreu com outras oito obras do diretor, seguindo o tema Mulheres de Almodóvar. Entre os títulos na disputa, estavam Volver, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos e Fale com Ela.
Fã assumido das criações de Almodóvar, o embaixador da Espanha no Brasil, Fernando Garcia Casas, foi convidado para prestigiar a noite de cinema ao ar livre e compareceu acompanhado da mulher, Angeles Cano.
O embaixador lembrou que Brasil e Espanha são fábricas culturais com muita criatividade na música, na arte e no cinema. “Para nós, Pedro Almodóvar é um dos grandes criadores culturais, uma pessoa que acompanhou e soube como interpretar todo o processo de restabelecimento da liberdade, da democracia e das conquistas dos direitos”, disse.
Antes do início do filme, Casas cumprimentou a plateia e aproveitou a oportunidade para lembrar que, horas antes, Almodóvar havia ganhado o Leão de Ouro durante a 76ª edição do Festival de Cinema de Veneza. O prêmio foi uma homenagem à carreira do espanhol.
Bem-humorado, Casas revelou que, até então, não conhecia a Piscina com Ondas e demonstrou grande apreço por Brasília. “Só conhecia por fora, durante as minhas caminhadas de 10 km no Parque da Cidade”, confidenciou.
“Gostamos muito de Brasília, a cidade do ’embaixo do bloco’ e que, em breve, fará aniversário de 60 anos”, completou.
Depois do filme, o público se deliciou com a apresentação do Trio Toná, sugerido pela embaixada. O grupo é formado por três músicos de Brasília: Lucas Trigueiro, na guitarra e kora; Alexandre Macarra, no baixo; e Patrízia Veloso, no cajón.
Os músicos exploraram todo o universo flamenco, desde os ancestrais africanos e árabes até a fusão de ritmos e influências musicais contemporâneas, trazendo composições próprias e temas tradicionais.
Confira os cliques:
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.