Embaixador da Suíça promove evento para prestigiar Pierre de Meuron
O evento reuniu diversas personalidades para honrar a trajetória do ganhador do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura
atualizado
Compartilhar notícia
O embaixador da Suíça no Brasil, Pietro Lazzeri, reuniu uma seleta lista de personalidades da capital em um evento sofisticado realizado na última segunda-feira (18/3), na Embaixada da Suíça.
O encontro teve como objetivo celebrar a trajetória e o legado do arquiteto Pierre de Meuron, ganhador do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da Arquitetura. Na ocasião, os presentes também puderam debater sobre arquitetura, arte, música e a relação promissora entre a Suíça e o Brasil.
A noite começou com um discurso caloroso do embaixador, que destacou a importância da visita de Pierre de Meuron ao país, ressaltando a relevância do trabalho do arquiteto ao longo de mais de 45 anos de carreira.
“O arquiteto Pierre de Meuron é uma celebridade, mas acho importante citar alguns dados sobre sua brilhante trajetória. Quando olhamos para as suas mais de 45 anos obras, é difícil escolher uma favorita. Podemos lembrar de algumas contribuições de Meuron, como a Tate Modern, um museu em Londres. A loja da Prada, em Tóquio. Como estamos no Brasil, o país do futebol, não vou deixar de citar a sua participação no estádio de Beijing, o famoso Ninho de Pássaro.”
O arquiteto premiado contou que não é a primeira vez que ele visita a capital e que, mesmo não sendo a primeira vez, sempre sai do DF com novas ideias.
“Esta é minha segunda visita a Brasília, a primeira foi em 1975. O centro da cidade ainda está, é claro, como projetado por Lúcio Costa e construído por Oscar Niemeyer. No entanto, notei que as árvores cresceram muito, proporcionando mais sombra e vegetação, principalmente nas superquadras. Depois dessa visita, fiquei com a convicção mais forte da importância das áreas verdes em cidades como Brasília, com suas mangueiras e abacateiros. É uma maneira simples de resolver muitos dos desafios urbanos atuais, especialmente em termos de clima e bem-estar de seus moradores”, conta Pierre.
Apesar do itinerário da viagem ter começado por Brasília, Pierre e sua equipe ainda segue para outras cidades.
“A visita começou em Brasília e, não tem lugar melhor e icônico para começar a viagem. A delegação também estará em Belém do Pará, para já falar de COP30, de sustentabilidade. Depois, Pierre termina sua jornada em Natal para visitar o projeto Mãe Luísa”, comenta o embaixador da Suiça no Brasil.
Há 10 anos, o escritório de Pierre, Herzog & Meuron, foi o responsável por desenvolver o ginásio Arena do Morro, na comunidade Mãe Luísa, em Natal (RN). Com apoio do Ameropa, uma empresa de agronegócio da Suíça, o artista garantiu para as famílias da comunidade uma quadra poliesportiva e salas multiuso para dança e educação.
Outro ponto alto do evento foi a apresentação da violoncelista Alessandra Doninellel, que proporcionou momentos de encanto com sua música, enquanto os convidados desfrutavam de um buffet que misturava os sabores suíços e brasileiros.
Os convidados puderam experimentar os pratos típicos da Suíça, como a raclette, além das iguarias brasileiras, pensadas pelo chef Halil Ceyhan.
Confira os registros de Nina Quintana:
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram