Embaixador da Itália, Francesco Azzarello oferece jantar para convidados
Azzarello deverá comandar a missão diplomática por quatro anos. Os convidados da degustação italiana deram às boas-vindas ao embaixador
atualizado
Compartilhar notícia
A série de eventos intimistas promovidos pelo novo embaixador da Itália, Francesco Azzarello, teve sequência na noite dessa terça-feira (17/11), quando ele recebeu seletos jornalistas da capital federal. O diplomata abriu as portas da embaixada e orquestrou um jantar agradável e regado ao melhor que o país italiano tem a oferecer. A coluna Claudia Meireles marcou presença.
Vivendo desde março na cidade, Azzarello havia pensado em uma programação especial para iniciar os trabalhos como chefe da missão diplomática, mas precisou mudar os planos em razão da pandemia do novo coronavírus. Sem poder organizar uma grande festa de apresentação, o embaixador resolveu armar pequenos almoços e jantares como forma de aproximar-se de personalidades relevantes e formadores de opinião.
Como todo italiano da região sul, Azzarello é de uma simpatia e amabilidade inquestionável. Ele nasceu em Palermo, capital da Sicília. O embaixador fez questão de deixar os convidados à vontade durante o evento. Não passou despercebido o português admirável do diplomata. Embora a maioria dos presentes dominassem o idioma do país no qual o embaixador nasceu, ele se esforçou para a falar a língua do Brasil.
“Me sinto muito honrado em ter a oportunidade de tomar o posto em um dos países mais importantes para o mundo da diplomacia”, disse o embaixador Francesco Azzarello durante o jantar.
O primeiro contato com o representante da Itália ocorreu na varanda da embaixada, com espumante para abrir o paladar e brindar o momento harmonioso da roda de conversa. Os convidados fizeram perguntas sobre a extensa trajetória do diplomata. Formado em Economia pela Universidade LUISS, Azzarello iniciou a carreira em 1986 e, dois anos depois, estava como primeiro secretário comercial da embaixada italiana em Teerã, no Irã.
Ao compartilhar as experiências profissionais, Azzarello mostrou o quanto sua simpatia é contagiante, chegando a fazer os convidados viajarem pelos países por onde passou. O embaixador mal chegou em Brasília e já conquistou quem o conheceu. O colaborador de cada veículo aproveitou para dar às boas-vindas ao italiano, que deverá comandar a missão diplomática por quatro anos (2020-2024).
Dentre os diversos atrativos italianos, a culinária encanta os paladares com pratos conhecidos mundialmente. Preparado pelo chef da embaixada Valerio Centonze, o jantar degustação foi repleto de clássicos do País da Bota, e levou os convidados a um tour gastronômico ao apostar em pratos conhecidos e apreciados. Foram eleitos risoto ao limão siciliano e manjericão, lasanha à bolonhesa e canelone vegetariano.
Para harmonizar as delícias, nada mais apropriado que os rótulos da Itália. O país é dono de alguns dos melhores vinhos do mundo. De sobremesa, o chef elaborou os saborosos semifreddo al torroncino com calda de chocolate, cannoli siciliani com lascas de chocolate e tiramisu. Por experiência própria da coluna, foi complicado escolher só um.
Veia humanitária
Com o olhar diplomático e a veia filantrópica, o embaixador participou de iniciativas sociais na capital. A primeira, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do GDF. No último dia 29, Azzarello abriu a Embaixada da Itália, mais precisamente o estacionamento, a quem desejasse descartar, de modo seguro, lixo eletrônico. A ação ocorreu no formato drive-thru a fim de seguir os protocolos contra à Covid-19.
Na terça-feira (10/11), o diplomata fez parte da inauguração do Espaço Criança na Unidade Básica de Saúde da 612 Sul. Batizada de Adote um Espaço Criança, a campanha visa desenvolver ambientes infantis para meninos e meninas em lugares de assistência social. De acordo com Francesco Azzarello, o projeto social traduz o propósito da solidariedade. Além de brinquedos, livros sobre a Itália e a língua italiana estão entre as doações da embaixada a fim de promover a cultura do país europeu.
Trajetória
Em janeiro, Francesco Azzarello foi anunciado como novo embaixador no Brasil pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. Casado e pai de duas filhas, o diplomata de 61 anos substituiu Antonio Bernardini, representante no cargo desde 2016. Tendo economia por formação acadêmica, o embaixador graduou-se na prestigiada universidade LUISS, em Roma, e começou a carreira em 1986. Ele teve como primeiro trabalho atuar no Desarmamento e Controle de Armas junto à Direção Geral de Assuntos Políticos.
No currículo de Azzarello, consta ofícios nas embaixadas em Teerã, no Irã; Tirana, na Albânia; no consulado de Adelaide, na Austrália; e na representação permanente italiana nas Nações Unidas (ONU). Entre os anos de 2012 e 2016, o italiano atuou como embaixador nos Países Baixos e representante permanente na Organização para Proibição de Armas Químicas (Opaq). Na ocasião, ocupou o posto de presidente do conselho executivo da instituição.
Confira os cliques:
A coluna deseja boas-vindas ao embaixador Francesco Azzarello e uma extraordinária missão diplomática!
Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.